Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O feriado nacional que também marca o Dia das Crianças está chegando e uma das melhores formas de comemorar esse dia marcado por tanta festa e presentes é uma bela sessão de cinema com direito a muita pipoca.

Entre inúmeras animações existentes para cativar a criançada, das mais antigas até as mais recentes que acabaram de sair dos cinemas, separamos uma seleção de filmes que podem ter marcado até mesmo a infância dos pais e agora em uma nova chance de criar memórias significativas na nova geração.

Através dos Planos SKY TV, confira estes e muitos outros sucessos!

101 Dálmatas

Qual criança que não tem um fascínio tremendo por animais e bichinhos de estimação? Este clássico da Disney de 1961 ainda é imortalizado até hoje recebendo novas iterações nos cinemas, como aconteceu com Cruella lançado neste ano.

Nesse clássico, uma família inteira de cachorrinhos dálmatas precisa se reunir após seus filhotes serem raptados pela maléfica Cruella De Vil, uma mulher rica e esnobe que é fissurada pela pelagem única da raça de cães.

Pongo e Perdita fogem de seus lares e partem atrás de seus filhotinhos em meio ao interior britânico para resgatá-los das mãos da vilã. Entretanto, ao descobrirem onde todos estão, se surpreendem que Cruella roubou nada menos que mais de cem filhotes de dálmatas, dificultando todo o plano de resgate.

Procurando Nemo

Esse clássico animado da Pixar ainda é um poderio visual mesmo lançado em 2003. Estupendo de tão belíssimo ao exibir tantos oceanos diferentes na jornada de Marlin e Dory, é muito difícil não se encantar com o carisma e mensagem de Procurando Nemo.

Na história, após perder sua esposa e todas as ovas de uma ninhada, o peixinho Marlin se torna um pai neurótico e superprotetor com seu único filho, Nemo. Depois de adiar por anos, ele finalmente deixa o garoto frequentar a escola e, durante uma excursão, Nemo acaba capturado por um mergulhador.

Perdido e desesperado, Marlin acaba encontrando Dory, uma peixinha que sofre de perda de memória recente, mas que, de alguma forma, sabe ler. Descobrindo o endereço de onde Nemo provavelmente está, Marlin decide cruzar uma distância inacreditável para resgatar seu filho encarando inúmeros perigos como tubarões, baleias, seres abissais e até mesmo um mar de águas-vivas.

Enquanto isso, Nemo corre contra o tempo ao despertar dentro do aquário ornamental do seu sequestrador e fazer amizade com os outros peixes que vivem lá. Elaborando um plano de fuga improvável, Nemo também tenta reencontrar sua família.

Divertida Mente

Ideal para crianças que já estão na pré-adolescência para ajudar a compreender os novos sentimentos e sensações que a vida fornece, esse clássico contemporâneo da Pixar traz a história de Riley que sofre uma turbulência emocional ao ser obrigada a se mudar com a família para a cidade de São Francisco, deixando para trás amigos e toda uma vida.

Tentando lidar com essa repentina mudança de rotina, as emoções Raiva, Alegria, Medo, Nojinho e Tristeza precisam manejar o caos que acontece na cabeça de Riley e quando Alegria e Tristeza acabam sofrendo um acidente e sumindo do posto de comando principal do cérebro da garota, a situação se torna ainda mais caótica pois a menina só consegue sentir emoções associadas à um estado depressivo.

Tentando encontrar o caminho de volta à estação antes que seja tarde demais, Alegria e Tristeza desbravam diferentes setores do cérebro da menina chegando até mesmo a reencontrar um grande amigo quase esquecido.

Os Incríveis

Logo no ano seguinte da estreia de Procurando Nemo, a Pixar emplaca outro sucesso incrível com Os Incríveis que ainda se trata de uma ótima dica para ver com a criançada e fazer toda a família se sentir super poderosa.

Na história, após o vigilantismo dos super heróis ser proibido pela humanidade, a família Pêra precisa se reestruturar. Deixando os tempos áureos de Sr. Incrível e Mulher-Elástica para trás, Beto e Helena se dedicam a uma vida entediante como vendedor de seguros e dona de casa, além de criarem seus três filhos poderosos: Flecha, Violeta e Zezé.

Entretanto, em um convite misterioso, Beto decide retomar seus dias de super-herói em uma distante ilha paradisíaca sem saber que se trata de uma grande armadilha orquestrada por Síndrome, um de seus maiores inimigos. Ao ser capturado pelo vilão, cabe à família Pêra vestir seus uniformes para partir ao resgate que também servirá para unir todos eles após dias conflitantes.

A Era do Gelo

Também se tratando de um filme sobre um grupo de animais que formam uma família um tanto quanto disfuncional, A Era do Gelo encanta pela história, carisma e humor de seus personagens inesquecíveis.

Mesmo se tratando de uma animação tridimensional que mostra sinais claros de sua idade, é difícil alguém resistir ao charme do filme. Acompanhamos o ranzinza mamute Manfred que acaba cruzando caminho com a preguiça gigante Sid. Juntos, se deparam com um filhote de humano que está totalmente perdido de sua tribo.

Decidindo ajudar o jovem, Manfred precisa superar um trauma violento de seu passado enquanto Sid se comporta como uma mãe para o garotinho. A jornada fica um pouquinho mais tensa quando o grande tigre dentes-de-sabre Diego surge com intenções um tanto duvidosas em relação a ajudar o grupo em entregar o garoto de volta para os pais.

Como Treinar o Seu Dragão

Em outra animação muito elogiada que elabora a amizade de um garoto normal com uma criatura fantástica, Como Treinar o Seu Dragão traz grandes cenas de ação e momentos muito emocionantes que farão qualquer um verter lágrimas.

Na vila viking de Berk, Soluço é um dos garotos mais desajeitados e fracos entre a nova geração de guerreiros do lugar que precisa se proteger constantemente de ataques de dragões.

Entretanto, o jovem é extremamente inteligente e entende muito de engenharia, conseguindo inventar diversas coisas, além de ter um enorme fascínio pelos répteis alados, estudando a natureza e comportamento de cada um deles.

Sua vida, porém, muda completamente ao conseguir atingir um Fúria da Noite, um dos dragões mais poderosos da região. Ao procurar a criatura no lugar da queda, Soluço descobre que o aleijou, condenando o animal a uma vida sem voar. Tentando reparar o erro, ele se aproxima do bicho, criando um forte vínculo entre os dois até conseguir elaborar uma invenção que permitirá devolver o dragão aos céus.

O problema é que, por conta da visão de seus conterrâneos, será muito difícil Soluço provar que os dragões não são as criaturas violentas e temíveis que precisam ser exterminadas a todo custo.