Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana de Barros

Foto: Luciana de Barros

Após receber os pequenos pacientes nas novas instalações da Ala Pediátrica, o Hospital Geral de Palmas (HGP) preparou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças das quase 60 atendidas na Unidade neste momento. As celebrações iniciaram nesta terça-feira, 12, com a apresentação da Orquestra do HGP, contação de histórias, músicas, entrega de brinquedos e participação do Robô Bumblebee, Homem de Ferro e Cinderela. A Semana da Criança do HGP segue até o dia 16 de outubro com grande programação lúdica para entreter e emocionar os pequenos.  

A ala pediátrica no HGP começou a receber os pacientes em julho deste ano. Segundo a coordenadora médica da ala pediátrica, Karla Noleto, nesses quase três meses de ala o principal cuidado é com o atendimento de qualidade das nossas crianças. “Nós temos desempenhado um papel lindo como pediatria do HGP, está tudo fluindo muito bem, todas as equipes interagindo, se movimentando, cada um com seus dons e suas habilidades, se juntando para construir a história na pediatria no hospital. E o resultado estamos vendo, com essa festa linda e principalmente para a alegria dessas crianças.”

A fisioterapeuta da ala pediátrica, Katielle Lopes de Passos, falou da mudança que as crianças trouxeram para o HGP. “A vinda delas pra cá trouxe mais alegria, mais leveza, para todos os outros profissionais do Hospital, a pediatria vai além de um atendimento, uma consulta ou uma avaliação, nosso paciente é o amor de alguém, e esse cuidado está se estendendo para outros profissionais e outras alas do HGP.”

Suany Menezes Carvalho de Melo, mãe do Heitor Carvalho de Melo, de 4 anos, que está internado na Unidade desde sábado à noite, devido a uma apendicite, ficou surpresa com a estrutura do Hospital e o atendimento de excelência. “Até comentei com outras mães, que não esperava essa estrutura, é a primeira vez que tive que internar meu filho e desde o atendimento na porta de entrada, achei tudo muito organizado. Apesar de estarmos passando o dia das crianças no hospital, o Heitor está super ansioso com a programação e pelos presentes do dia das crianças.”

Para o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, que estava fantasiado de Batman para visitar as crianças, é um momento muito especial para todos do HGP. “Celebrar o dia das crianças com a ala pediátrica funcionando bem, com a equipe alinhada e podendo oferecer um tratamento de alta qualidade, é muito gratificante, todo o esforço foi recompensado.”

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressalta o compromisso do Governador Mauro Carlesse com a Saúde do Tocantins.  “Estamos trabalhando para garantir a melhor assistência médica e atendimento para as nossas crianças. O Tocantins é referência para outros Estados, exemplo são as cirurgias cardíacas pediátricas, que a partir dessa gestão passaram a ser feitas aqui no Estado. Além disso, contamos com um novo espaço, preparado para atender as necessidades dos nossos pequenos, feito especialmente para elas como esta festa, que traz a alegria para todos em um espaço adequado, lúdico e digno de cada cidadão e cidadã”.

Brinquedoteca

As comemorações também contaram com a reabertura da Brinquedoteca, que segundo a psicóloga responsável pelo setor, Cintia Soares Pedreira, era um momento muito esperado. “Com a pandemia nós passamos quase dois anos sem pode levar nossas crianças para a brinquedoteca, devido ao risco de contaminação, e com certeza foi um período muito difícil para nós que trabalhamos com isso, e sabemos da importância e melhoria que o lúdico traz para o paciente. A brinquedoteca ficou linda, tivemos muitas doações e estamos cheia de ideias para explorar esse espaço da melhor forma possível com nossos pequenos pacientes.”

Doação

A Semana da Criança contou com todo o suporte da Associação Amigos do HGP, voluntários que contribuíram com a arrecadação de brinquedos, materiais de pintura, roupas, calçados, entre outros itens.

A Associação Amigos do HGP é uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza a comunidade e o poder público em prol dos pacientes, familiares, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar.

As instituições ou as pessoas que desejam ser voluntárias podem entrar em contato pelo endereço no Instagram @amigosdohgp. (Saúde/TO)

(Foto: Luciana de Barros)