Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Uma forte queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai gerou nuvens muito carregadas que avançam sobre o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul. Estas nuvens provocam chuva forte e ventania.

Outras nuvens carregadas crescem em várias regiões do país por causa do predomínio do ar quente e úmido.

A umidade está baixa no extremo norte do Brasil, entre o Amapá, Ceará e norte da Bahia e por isso poucas nuvens se formam nestas áreas.

Previsão do tempo para quinta-feira, 14

Nesta quinta-feira, 14 de outubro, quase todo o Brasil terá períodos com sol e pancadas de chuva com raios. Estas pancadas devem ocorrer principalmente à tarde e à noite em quase todos os estados do país e em muitas regiões poderão ser fortes.

Estas pancadas de chuva devem ocorrer a qualquer hora nos estados da Região Sul, no oeste de São Paulo, no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, em áreas do sul do Pará, Tocantins e região do Distrito Federal. Chove a qualquer hora também no litoral sul da Bahia.

A chuva mais frequente e volumosa é esperada sobre o interior do Paraná, no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo.

Sol forte e tempo seco no norte da Bahia, no interior de Sergipe, Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no Ceará, em quase todo o Piauí e Maranhão, no norte do Pará e no interior do Amapá. Dia de sol e sem chuva também no litoral do Rio de Janeiro.

Chove de forma passageira no litoral de Salvador a Natal, no litoral do Pará e do Amapá. Pancadas de chuva com raios ocorrem no sul do Maranhão e do Piauí e no centro-oeste da Bahia.

Alertas meteorológicos para esta quinta-feira

Alerta para o risco de temporais generalizados no interior do Paraná, no centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo.

Alerta para temporais também, mas de forma isolada, no centro, sul, leste e norte de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, em Goiás, no Distrito Federal, no Sul de Minas Gerais, no centro-oeste e noroeste de Minas Gerais.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes fortes no norte e oeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e leste do Paraná, no litoral de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, no centro-leste e nordeste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes fortes no Tocantins, centro-sul do Pará, Rondônia, Mato Grosso, norte e oeste de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul da Bahia, no centro-norte.