Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Canções como Passarim do Jalapão, Taquarulua e Senhor do Bonfim, já bastante conhecidas na voz do artista regional Dorivã Borges, ganharão ares de música clássica com interpretação de orquestra. O projeto Trilhas Tocantinenses que acontece nessa sexta-feira e sábado, 15 e 16, às 20 horas, no auditório da Segunda Igreja Batista de Palmas - Sibapa (208 Sul).

O concerto musical será apresentado por 26 instrumentistas da Orquestra Viva Música com participação especial do cantor Dorivã, acompanhado da orquestra com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos.

As canções têm orquestração dos maestros Heitor Oliveira e Wilames da Costa, e arranjos de Dorivã, Carlos Fuchs, Luis Chaffin e Jessé Fonseca. De acordo com o maestro Bruno Barreto, responsável pelo projeto, a ideia surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto, além da valorização da cultura regional tocantinense. "As canções do músico Dorivã ganham arranjos muito especiais, que certamente vão emocionar o público que prestigiar", adianta o artista.

O projeto é realizado pela Orquestra Viva Música, conjunto musical vinculado à Associação Viva Música. Ainda segundo Bruno Barreto, o projeto visa promover a formação de plateia para apreciação da música do cancioneiro regional tocantinense, pouco difundido nos meios de comunicação de grande circulação.

Este é o primeiro de uma série de dois concertos musicais. Ambos contarão com gravação auduovisual e ficarão disponíveis nas redes sociais da Associação Viva Música.

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

Orquestra

A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto e é formada por 26 instrumentistas. Ao longo da sua existência, participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como: SESC Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica.

Ficha Técnica

Maestro: Bruno Barreto

Violinos

Alexandre Gomes

Weliane Monteiro

Daniel Brandão

Helaine Santos

Violas

Gabriel Lacerda

Ana Larissa

Giovanna Gomes

Violoncelos

Maria Helena

Dionison Marcos

Contrabaixo acústico

Moisés Alves

Matheus Lopes

Madeiras

Wallas Alves

Gutenberg Nicacio

Wemersom Martins

Metais

Wilton Dourado

Wedisson Monteiro

Matheus Dias

Jeremias Moreira

Gabriel Candido

Bateria

Matheus Lopes

Violão

Eddie Gomes

Piano

Aline Martins

Contrabaixo

Felipe Araújo