Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, representando o governador Mauro Carlesse, presidiu nesta quinta-feira, 14, em Palmas, a solenidade de passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO). O coronel Carlos Eduardo de Souza Farias assumiu o comando-geral da Corporação no lugar do coronel Reginaldo Leandro da Silva. O coronel Farias ocupava desde 2018 as funções de subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior dos Bombeiros.

Durante a solenidade, o vice-governador destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo coronel Leandro à frente da Corporação e disse que, agora, a Gestão, dá a oportunidade para que, como comandante-geral, o coronel Farias dê continuidade às ações e coloque em prática outros projetos com vistas a fortalecer ainda a mais a atuação da Corporação.

“Esta troca de comando é uma ocorrência natural do serviço público e é muito importante para que haja oxigenação, para que fortaleçam os serviços e permitam oportunidade a outras pessoas. Agradeço ao coronel Leandro pelo trabalho até aqui. Ele ainda tem muito a contribuir com o Estado. Ao coronel Farias desejo boa sorte e mais sucesso ainda. Em nome do governador Carlesse, nosso muito obrigado aos dois oficiais pela doação, pelo comprometimento e por prezar por uma tropa pacificada. Tenho certeza de que a Corporação será ainda mais fortalecida”, afirmou o vice-governador.

O novo comandante-geral dos Bombeiros afirmou que vai dar continuidade ao processo de fortalecimento da Corporação e agradeceu pela confiança depositada em seu trabalho. “O Estado do Tocantins pode continuar contando comigo nessa nova função. Estou imensamente feliz pela oportunidade e por chegar a este ponto de coroamento da minha carreira. Também gostaria de continuar contando com o apoio de todos, da tropa, dos nossos deputados, dos colegas de governo para que seja possível exercer com qualidade nossa missão de atender bem a sociedade”, informou.

O ex-comandante coronel Leandro também agradeceu pela oportunidade de ter estado à frente da Corporação e destacou algumas das ações que os Bombeiros conseguiram realizar e dar encaminhamento, a exemplo das obras de construção do Quartel do Comando Geral, em Palmas, e da realização do concurso público, que já está em fase final.

"Tivemos a oportunidade de concretizar grandes coisas dentro da Corporação e por isso agradeço ao governador Mauro Carlesse pela confiança que depositou em mim, aos órgãos de Segurança Pública que sempre foram parceiros, às bancadas federal e estadual pelo apoio inédito que recebemos e, especialmente, à tropa. Agradeço, individualmente, a todos os militares que atuam na linha de frente e digo que o coronel Farias tem muita competência e muito comprometimento para assumir este comando”, destacou o coronel.

A solenidade da troca de comando ocorreu na sede do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros e reuniu familiares, secretários de Estado e presidentes de autarquias, prefeitos, deputados estaduais e representantes de órgãos de segurança municipal, estadual e federal.

O vice-governador agradeceu o trabalho realizado pelo coronel Leandro e desejou boa sorte ao novo comandante (Foto: Washington Luiz)

Perfil do novo comandante

O coronel QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias nasceu no dia 22 de junho de 1977. É natural de João Pessoa, na Paraíba, e a data de inclusão no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins é o dia 31 de janeiro de 1998. Seu nome de Guerra é Coronel Farias, ele é casado e pai de três filhos.

Em sua formação, o coronel Farias tem o Curso de Formação de Oficiais (ABM DF 1998/2000); o Curso de Comando e Estado-Maior (CBMSC 2007); e o Curso Superior de Segurança Pública (AESP CE 2016). Já entre as experiências profissionais na atividade de bombeiro militar, destaca-se que o coronel foi comandante do 1° BBM CBMTO 2008/2010; coordenador-adjunto de Defesa Civil CBMTO 2012/2015; diretor de Serviços Técnicos CBMTO 2015; subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior 2018/2021.

O novo comandante do Corpo de Bombeiros é graduado em Engenharia de Incêndio (ABM DF/UNB 2000), com pós-graduação lato sensu em Gestão de Serviços de Bombeiro (Unisul 2007). Além disso, fez o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar 2001 e o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec 2009).

 Solenidade de troca de comando aconteceu em Palmas, no 1º Batalhão dos Bombeiros (Foto: Washington Luiz)