Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

Os cemitérios São Miguel em Taquaralto, de Taquaruçu e de Buritirana, em Palmas, já estão prontos para receberem os familiares e amigos que irão visitar e prestar homenagem aos seus entes queridos no Dia de Finados, 2 de novembro. No cemitério Jardim da Paz, o maior da Capital, os trabalhos estão acelerados e para esse ano está em implantação um estacionamento interno para mais de 200 veículos e mais três entradas laterais para facilitar o acesso aos túmulos.

Os trabalhos são executados pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que trabalham na sinalização do estacionamento e da via de acesso, além da pintura, roço e varrição. As visitações nos locais iniciarão às 7 horas até as 18 horas, e contarão com o reforço da Guarda Metropolitana, Polícia Militar, além de agentes da Secretaria Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). Neste ano, serão realizadas duas missas no cemitério Jardim da Paz, duas pela manhã e duas à tarde. E no local estão sepultadas mais de nove mil pessoas.

Segundo o diretor de limpeza pública da Seisp, Willian Roberto de Ataídes, neste ano o Jardim da Paz também contará com identificação dos pontos de acesso desde a rodovia até a entrada do cemitério, além da identificação das alas e avisos importantes com relação à pandemia. “No ano passado não foi possível abrir os cemitérios para visitação devido à pandemia, mas neste ano estamos preparando para que a visitação seja de forma segura”.

O diretor lembra que a pandemia ainda não acabou, por isso é importante que quem for visitar os cemitérios, não se esqueçam de usar máscara, manter o distanciamento, e se possível levar seu álcool em gel. “Temos lavatórios e dispenser de álcool, mas é importante que cada um traga o seu, até devido à quantidade de visitantes ser muito grande no dia”.

(Foto: Lia Mara)