Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Várias unidades de saúde da Capital abriram as portas neste sábado, 16, para realizar o "Dia D" de Multivacinação das crianças entre seis meses e adolescentes até 15 anos de idade. O dia foi especialmente programado para deixar as cadernetas de vacinação dos pequenos e jovens em dia, e assim ajudar a controlar doenças que são comuns nesta fase da vida. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional que está prevista para durar até o dia 29 de outubro.

A enfermeira Nadyla Valadares Matos, mãe da Sophia Vitória Valadares, de 10 anos, aproveitou o dia de folga para atualizar o cartão da filha. Sophia recebeu as doses de vacinas contra o HPV e Influenza. “Fiquei com medo, pois eram duas vacinas. Mas não doeu muito. Só fiquei nervosa no começo”, disse a pequena Sophia.

O policial militar Jeovane Felix e a esposa Vânia dos Anjos também levaram os dois filhos para atualizar o cartão. José Antônio, 3 aninhos, e Jeovana, de 4 meses, receberam as doses que estavam pendentes. “Mesmo com o coração apertado de ver o filho chorando, eu sei da importância de tomar as vacinas. Elas evitam doenças sérias e ajudam na proteção da saúde da criança”, disse o pai.

Gabriel Lima Teles, 14 anos, também recebeu duas vacinas diferentes. Uma em cada braço. “Agora ele está imune de mais duas doenças. Fico mais aliviada”, relatou a mãe Rosivânia Ferreira Lima, agradecida pelo atendimento na unidade.

Com a imunização, a rede de saúde da Capital pretende diminuir a incidência de doenças como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba e meningite meningocócica, entre outras.

Vacinas disponíveis

As vacinas que fazem parte da campanha estão as de BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Ainda poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas orienta que para receber as vacinas é obrigatório levar documento de identidade da criança ou adolescente, além do responsável, e a carteira de vacinação. (Secom Palmas)