Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 23 de outubro o Hospital Jorge Saade realizará mais uma ação do Outubro Rosa que ofertará gratuitamente exames de mama e de colo uterino. Na ocasião, serão feitos exames clínicos voltados à prevenção e diagnóstico precoce desses dois tipos de cânceres mais fatais para a população feminina. A ação social acontecerá a partir das 8hs da manhã nas dependências do hospital, com previsão de término às 12hs.

Os exames devem ser agendados junto a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas. A organização do evento está tomando todas as medidas para evitar aglomerações sendo que cada paciente terá um horário agendado previamente para fazer o seu exame.

Segundo a diretora do Hospital Jorge Saade, Maria Emília Saade, o evento é realizado todos os anos e busca atender a população de baixa renda de Palmas e região. “Serão disponibilizadas 300 vagas onde esses pacientes serão atendidos por médicos especialistas que buscam avaliar e dar os possíveis encaminhamentos a cada paciente”, ressaltou.

Autocuidado

A médica mastologista, Tatiana Ferrari, explica que a mulher precisa observar cada mama e a qualquer alteração procurar um especialista. “A manifestação clínica mais comum no câncer de mama é o aparecimento de um nódulo geralmente endurecido, com pouca mobilidade e irregular. Outras manifestações são espessamento da pele e mama, vermelhidão e endurecimento lembrando um processo infeccioso, retração do mamilo ou pele e aparecimento de nódulo axilar”, ressaltou.

De acordo com o médico rádio-oncologista, Ismar Rezende, o câncer de mama e colo uterino são os tipos de câncer mais comum nas mulheres com altos índices de cura quando diagnosticados precocemente. “O diagnóstico precoce é fator primordial para o êxito no tratamento dessas neoplasias e com procedimentos menos invasivos”, afirmou.

São parceiros do mutirão Outubro Rosa: Associação Cuidadores, Radioterapia Irradiar, Ética Laboratório, Mastoclínica, Medimagem, Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Palmas, entre outros.