Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Luciana Pires

Com objetivo de capacitar os classificados do 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá de 28 a 31 de outubro, no Distrito de Taquaruçu, os concorrentes do evento estão participando nesta terça-feira, 19, do curso ‘Capacitação em Boas Práticas na Fabricação de Alimentos’, de acordo com as normas da RDC 216/2004 e Notas técnicas da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Palmas. Além de participar da capacitação de caráter obrigatório, os concorrentes deverão apresentar o certificado de conclusão, sob pena de desclassificação.

A instrutora, nutricionista e professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Profª Dra. Tatiana Evangelista, que há oito anos é uma das apoiadoras do FGT, conta que o curso tem o propósito de orientar e explicar aos participantes que manipulam os alimentos, todas as operações relacionadas à manipulação, desde receber alimento, embalar alimento, preparar o alimento, expor o alimento à venda, distribuir a transportar.

“Apoio esse evento há tantos anos, pois vejo que o FGT tem três finalidades: lazer, crescimento e desenvolvimento econômico da nossa cidade e região e fortalecimento de uma identidade gastronômica cultural”, disse.

Para a coordenadora de produtos e serviços de alimentos da Vigilância Sanitária de Palmas, Suely Quixabeira, a instituição a qual representa não deve ser encarada como uma inimiga, e sim, como aliada para o sucesso desse importante evento. “Temos que cuidar da saúde das pessoas, e produzir os alimentos dentro de todas as exigências sanitárias, evitando todas as formas de contaminação, por isso, esse momento aqui é um dos mais importantes para o sucesso do FGT”, disse a coordenadora.

O presidente da Agtur, Márcio Neres, ressalta a importância dessa última fase para participação no FGT. “O Festival virou uma vitrine para os empreendedores da gastronomia na nossa cidade, por isso, é importante a análise rigorosa dos jurados, agora na próxima etapa, que estes estejam trabalhando dentro das normas sanitárias, e que possam ter sucesso nos seus empreendimentos, e é importante lembrar que todos os classificados devem obrigatoriamente passar pelos cursos qualificação”, ressaltou o gestor.

Conteúdos abordados no Curso

O curso contempla as solicitações da RDC 216/2004 da Avisa, Nota técnica 27: Bares, Restaurantes e similares e Nota Técnica 34: Eventos da Prefeitura de Palmas, quanto aos seguintes temas: Contaminantes alimentares, Manipulação higiênica dos alimentos em eventos, Armazenamento e recebimento na produção e distribuição de alimentos, Higiene Pessoal, dos Alimentos e Operacional, Medidas de Prevenção contra a Covid-19 (uso de máscara, higienização com álcool 70% e distanciamento entre as mesas e nas filas).

No final da tarde, às 17 horas, também haverá uma palestra sobre Segurança no Trabalho, ministrada pelo técnico em Segurança do Serviço Social da Indústria (Sesi), Ennio Marcos de Melo. Curso será finalizado com o sorteio da ordem dos estandes do circuito gastronômico.