Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O CineSesc nessa quinta-feira, 21, em continuidade à programação especial do Sesc Amazônia das Artes, mostra dois filmes com representantes que compõem a Amazônia Legal, irá exibir os curtas “Rio Riso Desafio” de Javé Montuchô (PI) e “Nossas Histórias no Muro” de Adriana Duarte e Benjamin Mast (RR). No encerramento, que vai ocorrer dia 28, será exibido o documentário ‘’Nazaré Encantada”. O CineSesc acontece sempre às 19h, nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína. Todas as sessões são gratuitas.

Selecionados pela curadoria do Amazônia das Artes, a mostra de filmes é uma janela para cineastas independentes e fora do eixo e uma oportunidade para o público conhecer a pluralidade e os olhares da produção cinematográfica realizada na região amazônica. Os curtas metragens em exibição têm como objetivo principal levar reflexões e comover o público, através de fatos reais do cotidiano vivenciados por moradores da região local.

Rio Riso Desafio (21/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)

Documentário: Relatos dos pescadores e pescadoras do Poti Velho, bairro mais antigo de Teresina, capital do Piauí, no Nordeste brasileiro. Antes de surgir a cidade, no mesmo local, existia uma pequena vila onde a principal atividade era a pesca, característica que se mantém até hoje, quase três séculos depois. Classificação: Livre.

Nossas Histórias no Muro (21/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)

Em maio de 2019, três artistas venezuelanos foram até o Latife Salomão, um abrigo na cidade de Boa Vista, RR, onde moram 159 mulheres e crianças venezuelanas em situação de refúgio no Brasil. Diana, Génova e Andy também eram migrantes, mas chegaram lá com uma outra intenção—de encher de cores as paredes cinzas do abrigo. Passaram dias no espaço, trocando histórias com as residentes e convidando elas a participar no planejamento e na pintura do mural. O resultado é uma obra que reflete as histórias das mulheres migrantes que convivem no abrigo, mulheres que cruzaram rios e fronteiras à procura de uma vida melhor. Cada vez mais, as mulheres fazem um papel de protagonista nas histórias globais de migração. No Latife Salomão, elas percebem a sua força representada em dezenas de cores. Classificação: Livre.

Nazaré Encantada (28/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)

Por meio de relatos sobre os mitos como boto, cobra-grande, curupira, matinta pereira, é possível se aprofundar nas relações sociais, vivências, impressões, bagagens, tradições, práticas e costumes de um grupo, que conscientemente ou não, vem revertendo a condição de subjugada e recalcada para uma atitude empoderada e descolonizadora. A trilha sonora, também sobre os mitos e tradições da comunidade, complementa o encantamento dentro do universo ribeirinho. Histórias pessoais e coletivas imprimem na obra “Nazaré Encantada” um legado de respeito e reconhecimento ao povo beiradeiro. Classificação: Livre.