Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Audiências administrativas sobre a prestação de serviços no HGP

Audiências administrativas sobre a prestação de serviços no HGP Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus Audiências administrativas sobre a prestação de serviços no HGP Audiências administrativas sobre a prestação de serviços no HGP

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou audiências nessa terça-feira, 19, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Hospital Geral de Palmas (HGP), para tratar sobre questões relativas ao serviço de fornecimento de refeições e aos atendimentos especializados de área da saúde.

Conforme o promotor de Justiça, Thiago Ribeiro, as audiências foram designadas após o recebimento de diversas denúncias, uma delas relativa a problemas na qualidade das refeições distribuídas no HGP, referente ao suposto caso de uma unha postiça e um caramujo encontrados por servidores em marmitas servidas na unidade hospitalar. Diante disso, a promotoria requereu ao Estado do Tocantins a tomada de medidas administrativas junto à empresa, no sentido de garantir a qualidade da alimentação distribuída.

Neurocirurgias

Em relação aos serviços de neurologia, as reclamações dizem respeito à demora na realização de cirurgias, motivada pela falta de equipamentos e de insumos adequados, bem como de profissionais qualificados. Diante da informação prestada durante a audiência administrativa, de que as cirurgias eletivas neurológicas no HGP foram retomadas recentemente, o MPTO cobrou maior agilidade na realização dos procedimentos.

Ortopedia

Sobre o setor de ortopedia, os representantes do HGP explicaram que a fila de espera por cirurgias deve-se ao alto número de pacientes vítimas de acidente de motocicleta, que corresponde a 90% dos casos atendidos pela área. Com base neste dado, a Promotoria de Justiça informou que vai instaurar procedimento com o objetivo de que o município de Palmas e o Estado adotem medidas de fiscalização, voltados à redução dos acidentes de trânsito.