Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O ar seco de origem polar predomina sobre o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo inibindo a formação de nebulosidade nestas áreas. Já sobre o Nordeste, Norte do Brasil e sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste crescem as nuvens carregadas. No Sudeste, as nuvens carregadas ainda crescem sobre Minas Gerais, parte do Espírito santo e do Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, a presença do ar frio de origem polar deixa a temperatura baixa na madrugada e ao amanhecer no Sul do Brasil, em São Paulo. É este ar frio e seco que dificulta a formação de nuvens. Assim, o sol predomina ao longo do dia e não chove. O leste do PR e de São Paulo, incluindo Curitiba e São Paulo, e o Vale do Itajaí amanhecem com muitas nuvens, mas depois o sol fica forte. Muito sol também em Mato Grosso do Sul, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais.

Dia com temperatura amena, com períodos de sol e muitas nuvens no litoral do RJ e no litoral sul do Espírito Santo, incluindo as capitais Rio de Janeiro e Vitória.

Dia com sol e pancadas de chuva passageiras no Ceará, Rio Grande do Norte, no leste de Paraíba, de Pernambuco e em Alagoas.

Sexta-feira com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios nos estados da Região Norte, a Bahia, Sergipe, o Piauí, Maranhão, no norte e no leste de Minas Gerais, no interior e do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite no centro-oeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal e Mato Grosso.

Alertas meteorológicos 

Alerta para temporais no centro e leste do Tocantins, no sul do Piauí e do Maranhão, no centro, oeste, sul e leste da Bahia, no norte do Amazonas e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte centro-leste e norte de Minas Gerais, no centro-norte de Goiás, Distrito Federal, leste e norte de Mato Grosso, centro, oeste e leste do Amazonas, no Pará, Amapá, oeste e norte do Tocantins, no centro, oeste e norte do, Maranhão, centro-norte e leste do Piauí.