Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

O projeto Nascer Feliz beneficia mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade

O projeto Nascer Feliz beneficia mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade Foto: Divulgação Lizarda do Tocantins

Foto: Divulgação Lizarda do Tocantins O projeto Nascer Feliz beneficia mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade O projeto Nascer Feliz beneficia mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade

Com o objetivo de proporcionar acolhimento às gestantes em situação de vulnerabilidade, Lizarda do Tocantins coloca em prática o projeto Nascer Feliz. Idealizado pela prefeita Suelene Lustosa, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal da Saúde, a iniciativa entrega kit’s e auxilia as futuras mamães da cidade.

Nos kit’s há banheira, cueiros, sabonete, fraldas, meias, body, dentre outros itens essenciais. Na última quinta-feira, 21, a entrega dos kit’s e de cestas básicas ocorreu no distrito do Alto Bonito – distante 95 km da sede. 

Segundo a prefeita Suelene, a ideia surgiu em reunião com equipe da saúde e gestantes. “Fui convidada e percebi que num universo de 20 gestantes, apenas uma tinha condições de comprar o enxoval. A secretária de assistência social pensou em solução parecida e a partir daí surgiu o projeto”, afirma.

A secretária de Assistência Social, Neuma Ângela, confirma a importância da ação. “No desenvolvimento dos diferentes programas surgiu a necessidade de criar o Projeto Nascer Feliz, voltando para as gestantes usuárias do serviços da Assistência Social. O mesmo tem como objetivo encaminhar, informar acompanhar, e acolher as gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, previamente escritas no Cadastro Único”, afirma.

De acordo com a representante da pasta, o projeto é realizado em parceria com a saúde que repassa as informações sobre as gestantes em pré-natal para a assistência social. É realizado um cadastro no Cras, e posteriormente é realizado acompanhamento e também oficinas em todas as regiões do município.

(Foto: Divulgação Lizarda do Tocantins)

Atenção aos Idosos

Lizarda também cuida dos idosos. Por meio de projeto voltado à faixa etária, a assistência social desenvolve atividades que contribuem no processo de desenvolvimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. 

Podem participar do Grupo dos Idosos, os com idade igual ou superior a 60 anos, idosos beneficiários do BPC, Idosos de famílias beneficiárias do Bolsa Família, e idosos com vivência de isolamento. “Os mesmos podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social CRAS levando seus documentos pessoais”, segundo a secretária Neuma.

“Antes da pandemia a gente tinha uma programação bem dinâmica, como piqueniques, viagens à passeio. É um público muito interessante e que merece demais a nossa atenção”, ressalta a prefeita Suelene.

Cursos Profissionalizantes

Em Lizarda, a gestão também é parceira do Sebrae e através do Projeto Força Mulher oferta cursos profissionalizantes, promovendo a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo. “Contribuindo para a conquista do trabalho como oportunidade de resgate da dignidade e da geração de emprego e renda, fortalecendo o desenvolvimento local. Os cursos a serem  realizados serão cabeleireiro e panificação, contendo 10 vagas para cada curso tendo como principal critérios pessoas beneficiárias do Bolsa família”, segundo a secretária Neuma.

Dia 17 a cidade recebeu a visita da Consultora do Sebrae, do Programa Força Mulher Elizabeth Cerutti.

 (Foto: Divulgação Lizarda do Tocantins)

 (Foto: Divulgação Lizarda do Tocantins)