Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) esteve presente nos municípios de Guaraí, Caseara e Paraíso do Tocantins, na última semana, nos dias 20, 21 e 22, levando atendimentos aos produtores e consultores rurais pelo Orienta Naturatins. Foram três dias de atendimentos sobre licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), carteira de pesca, além de oferecer serviços de protocolo e jurídico.

No município de Guaraí, os atendimentos aconteceram ao longo do dia 20 e contou com 30 atendimentos na Câmara Municipal da cidade. Dentre os produtores e consultores atendidos, estava o consultor Israel Lima que é agrônomo e que destacou a interação que a ação desenvolve entre o Instituto e os produtores. “A iniciativa é muito boa porque dá interação com o consultor e com o produtor e, como o Naturatins é um órgão fiscalizador, muitas pessoas tem medo de vir conversar com o pessoal, então foi uma interação muito benéfica para o município” destacou o agrônomo.

Já a Engenheira Ambiental de Guaraí, Roseane Rodrigues, ressaltou a importância da ação nesse período de início das chuvas. Segundo a engenheira, “Todos os processos que eu trouxe para os técnicos, que tinham alguma pendência e alguma dúvida foram sanadas e já com promessa de emissão de licença e como estamos agora numa época em que os produtores vão começar a plantar, pois já que começaram as chuvas, com a licença eles já poderão fazer esse plantio regularizado”.

Caseara

No município de Caseara, o Orienta Naturatins esteve presente no dia 21 e realizou uma palestra no período da tarde para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Trajano de Almeida, onde os técnicos do Instituto apresentaram as diversas modalidades de licenciamento e serviços do órgão para os estudantes da região.

Na ocasião a secretária geral da escola, Cleiriane Carlos, evidenciou a importância da ação direcionada aos estudantes, “Nós temos um público de alunos que ficam dentro do Parque Estadual do Cantão como assentados, torrãozeiros, pescadores e também no entorno da nossa cidade, então é de suma importância esse tipo de trabalho que facilita a informação chegar em casa, além de aproximar o Naturatins das pessoas” concluiu a secretária.

Para a estudante do 1º ano, Vitória Alencar de Sousa, 16, o assunto que mais lhe chamou atenção da palestra foi a preservação do Parque Estadual do Cantão e da APA Ilha do Bananal/Cantão. De acordo com a estudante, “São duas coisas que eu acho bem interessante, O Parque Estadual do Cantão e a Ilha do Bananal porque eu tenho contato com os dois por morar aqui em Caseara e ser da Lagoa da Confusão e ter o contato com os rios, pois os rios são muito importantes para a bacia hidrográfica do estado e até do Brasil, e que nós temos que preservar pela conscientização de ser algo que faz bem para todos nós”.

Paraíso do Tocantins

No dia 22 foi a vez do município de Paraíso do Tocantins receber o Orienta com atendimentos aos produtores, consultores e empreendedores rurais da região. Foram mais de 20 atendimentos realizados no período da tarde no auditório da prefeitura municipal de Paraíso.

O contador José Pereira, que foi atendido em Paraíso, frisou a celeridade em resolver as pendências de seu processo. Segundo o Contador, “O meu processo estava parado há 10 meses com pendências, cheguei aqui e com dois minutos foram resolvidos. Então é louvável que tenha mais ações assim, porque às vezes, com acesso direto, se consegue resolver os problemas”.

A ação do Orienta Naturatins concluiu nessa região de Guaraí, Caseara e Paraíso do Tocantins com quase 60 atendimentos realizados, somando-se assim mais 300 pessoas atendidas até essa última edição.

Para a técnica e secretária geral do Orienta Naturatins, Helaíse Lemos, a ação do Orienta Naturatins nos municípios cumpre umas das principais funções do instituto, segundo a secretária “A maior importância desse evento é o contato entre os servidores e as respectivas pessoas atendidas, o Naturatins, indo até às regionais, dá a maior oportunidade do produtor chegar até nós para tirar suas dúvidas e solucionar suas maiores demandas. Cumprindo uma das principais missões do Naturatins que é promover o desenvolvimento econômico do Estado de forma sustentável”.

As próximas edições do Orienta Naturatins serão realizadas no mês de novembro nos municípios de Alvorada, Paranã e Gurupi.