Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção de incapacidades físicas causadas pela hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) incentiva ações alusivas ao Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, lembrando anualmente em toda última sexta-feira de outubro.

A data alerta à sociedade sobre os sinais e sintomas da doença e a promoção do incentivo aos profissionais de saúde a realizarem a busca ativa de casos novos, com a realização de exame dos contatos entre os registrados, essas são algumas das ações a serem realizadas, junto aos 139 municípios.

A SES também intensificará a divulgação da oferta de tratamento completo no Sistema Único de Saúde (SUS) e promoverá atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença.

Segundo a coordenadora estadual da Hanseníase/TO, Regina Figueiredo Teixeira, “o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio”, afirmou a técnica.

Dados epidemiológicos

Dados da Gerência de Doenças Transmissíveis (GDTO), baseados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que o Brasil, a Região Norte e o Tocantins, respectivamente, registraram taxa de detecção geral de 8,49; 17,56 e 53,95/100.000habitantes em 2020.

Conforme os parâmetros de endemicidade para população geral do Ministério da Saúde (MS), o Brasil é classificado como Médio, a Região Norte como Alto, enquanto que o estado do Tocantins é classificado como Muito Alto.