Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Quem ainda não vacinou contra a Covid-19 e Influenza pode receber a imunização no sábado, 30, das 12 às 20 horas, que acontecerá somente no Shopping Capim Dourado, em Palmas. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (Semus), serão disponibilizados para vacinação da Covid-19, os imunizantes da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen. Não é preciso agendar para vacinação neste local, sendo que basta comparecer ao espaço munido de um documento pessoal e o cartão de vacinas.

A diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Marêssa Castro, explica que a escolha do Shopping como mais um ponto de vacinação é para facilitar o acesso da população às vacinas. “A ação acontece no primeiro piso, onde profissionais de saúde estarão a postos para imunizar quem buscar a vacina”, reforçou a diretora.

A campanha de imunização contra a covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade de doses repassadas pelo Ministério da Saúde e respeitando as etapas do cronograma e públicos-alvo conforme as diretrizes recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A vacinação está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. A área técnica da Vigilância em Saúde reforça que os idosos e profissionais da saúde devem observar o intervalo de seis meses (180 dias) da aplicação da segunda dose e os imunossuprimidos, de 28 dias. Importante informar que o adiantamento de 21 dias é referente à segunda dose e que o reforço segue o mesmo intervalo.

A vacina da Influenza, por sua vez, está disponível para a população acima de seis meses de idade. (Secom Palmas)