Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Mais de 40 mil pessoas são esperadas no Cemitério São Lázaro neste Dia de Finados, celebrado na próxima terça-feira, 2 de novembro. A Prefeitura de Araguaína programou um esquema de segurança na região e disponibilizará apoio de saúde no local durante a visitação. Os portões estarão abertos das 6 às 18 horas.

De acordo com a presidente da Funamc (Fundação de Atividade Municipal Comunitária), Núbia Marinho, o principal cemitério da cidade contará com três tendas e cadeiras, sendo uma interna e duas externas, para abrigar os eventos religiosos tradicionais da data. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus informou que estão programadas missas no local às 8, 10 e 17 horas.

Na entrada, haverá higienização das mãos com álcool 70º INPC e fiscalização quanto ao uso de máscara. “No ano passado, nós regulamos a entrada de pessoas por conta da covid-19 e neste ano não haverá a contagem na entrada. A única obrigatoriedade será manter o uso da máscara de proteção, algo que faz parte da legislação municipal para qualquer local com acesso público”, explicou Núbia.

Apoio aos visitantes

Durante o Dia de Finados, a administração do Cemitério estará de plantão para informações sobre o cadastramento gratuito para regularização dos terrenos após o feriado. A estrutura montada para celebração também conta com banheiros químicos e bebedouros para garantir o bem-estar dos visitantes.

A região terá patrulhamento da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e PM (Polícia Militar), e prontidão de uma equipe médica da Secretaria Municipal da Saúde e Corpo de Bombeiros.

Atividade comercial

Durante a terça-feira, 2, os 23 comerciantes inscritos estarão no local comercializando alimentos, flores, velas e outros produtos no entorno do Cemitério São Lázaro. Quem realiza o atendimento deve usar máscara de proteção e oferecer álcool 70º INPC para higienização das mãos dos clientes.

Programação religiosa

Além das missas no Cemitério São Lázaro, haverá também celebração religiosa no Cemitério Jardim das Paineiras durante o Dia de Finados, as 8 e 16 horas.