Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Nuvens carregadas crescem sobre a maioria das áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil por causa do predomínio do ar úmido e quente. Estas nuvens podem provocar chuva moderada a forte em muitas áreas destas Regiões.

No decorrer desta quinta-feira, 4, a nebulosidade e as condições para chuva aumentam no Sul do Brasil por causa da proximidade com uma forte área de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai e também da aproximação de uma nova frente fria, que avança sobre o centro da Argentina. Esta frente fria chega ao Sul do Brasil nessa sexta-feira, 5.

Previsão do tempo para esta quinta-feira, 4

Chove em quase todo o Brasil nesta quinta-feira, mas algumas áreas vão ficar secas.

A previsão é de sol e tempo seco o dia todo no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, no norte do Paraná, leste de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais. O sol predomina também no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, no interior do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e no centro-norte de Alagoas.

Há condições para pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, na maioria das áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. Além da chuva, também tem previsão de períodos com sol nestas regiões.

Entre as capitais, tem risco de chuva forte em Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Palmas e Salvador.

O tempo fica muito instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no Distrito Federal, no norte de Goiás, no sul e leste do Tocantins, na Bahia e no norte de Minas Gerais. A região de Ilhéus (BA) fica chuvosa.

Dia com períodos de sol, chuva e muitas nuvens no litoral de Santa Catarina e no vale do Itajaí.

Sol e chuva rápida na faixa litorânea entre o Ceará e Pernambuco.

Alertas meteorológicos para esta quinta-feira

Alerta para temporais no centro, sul e oeste do Amazonas, no centro-leste do Acre, no norte de Rondônia, no Tocantins, no centro, oeste, sul e leste da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí, no Distrito Federal, centro-norte de Goiás e no leste de Mato Grosso.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no norte e leste do Amazonas, no centro-sul e oeste do Pará, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no nordeste da Bahia, no norte de Minas Gerais, na região de Goiânia, no centro, sul, oeste e norte de Mato Grosso e no centro, sul, leste e norte de Santa Catarina.

Atenção para o mar agitado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.