Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Serão realizadas nesse sábado, 6, às 14h30, as provas da 2ª fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Neste ano, no Tocantins, foram classificados para a 2ª fase 9 mil estudantes, representantes dos 139 municípios. Desses alunos, cerca de 7.100 são da rede estadual de ensino, os demais das redes municipais e de escolas privadas.

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador regional da olimpíada da área de Araguaína, lembra aos estudantes que não deixem de conferir o seu local de provas, que está disponível no portal www.obmep.org.br. “Os estudantes devem comparecer ao local de provas com meia hora de antecedência e apresentar o cartão informativo da Obmep, o original da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento ou a carteirinha escolar”, explicou Wiliam.

Para a realização das provas, serão observados o uso de máscaras e o distanciamento físico, conforme as orientações sanitárias. A recomendação é que os alunos levem caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha para a realização dos cálculos. Os alunos terão até três horas para responder às questões.

O objetivo da Obmep é promover o estudo da Matemática no Brasil, a difusão da cultura matemática e contribuir para a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos tenha acesso ao material desenvolvido pela coordenação da olimpíada.

Premiação

Neste ano, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas, conforme os critérios descritos no regulamento. Todos os alunos medalhistas serão convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), como forma de incentivo para os participantes.

A Obmep é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação.