Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Com a proposta de levar mais comodidade à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) iniciou nesta sexta-feira, 5, das 8 às 12 horas, na sede da Associação de Moradores da Vila Agrotins, atendimentos básicos de saúde. A iniciativa partiu da comunidade, que cedeu o espaço que foi adotado pela Semus, que, por sua vez, passa a oferecer quinzenalmente os serviços da Rede de Saúde, como consulta médica e de enfermagem; assistência farmacêutica e encaminhamentos para especialidades.

Com a oferta do atendimento a cada 15 dias, a Semus busca facilitar o acesso dos moradores da Vila Agrotins, Recanto das Emas e Beira Lago aos serviços de saúde e, assim reduzir os atendimentos na unidade de referência, no Jardim Taquari. Este é o caso da moradora Daiane Soares Rodrigues que levou a sua filha, Sofia Rodrigues Santos Rosa, de 4 anos, para atendimento, e informou que antes não estava conseguindo locomoção para ir a Unidade mais próxima.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Agrotins, Wilson Gomes da Silva, estima que 510 famílias devem ser beneficiadas com o atendimento proporcionado pela Semus na sede da entidade. “A comunidade se uniu em prol do benefício de todos”, conta a moradora Rejane Gomes de Sousa. Ela e o esposo, Antônio de Souza Bezerra, se dispuseram a reformar o espaço e a colaborarem com a equipe da Saúde, juntamente com a associação de moradores. 

“O trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde ajuda as nossas famílias que mais precisam e por conta da dificuldade na locomoção não têm conseguido deslocar até o setor Taquari”, ressaltou Rejane.

Remédios

Além das consultas e encaminhamentos, os moradores da região ficaram satisfeitos com o atendimento da assistência farmacêutica montada no local. Conforme a farmacêutica da Semus, Natividade Barbosa, depois de passarem pela consulta, os pacientes tiveram suas receitas médicas despachadas. “Já saíram daqui com os remédios nas mãos”, finalizou.