Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Luiz de Castro

Foto: Luiz de Castro

Com a proximidade da data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) por meio do Sistema Integrado de Operações (SIOP), realizou na manhã desta terça-feira, 9, uma reunião com representantes de outras instituições envolvidas no certame para o alinhamento da segurança da prova. O Enem 2021 acontecerá nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro.

A reunião foi coordenada pelo diretor do SIOP, delegado de polícia civil, Ricardo Real, no ato estiveram presentes também representantes da Polícia Federal (PF-TO), Polícia Rodoviária Federal (PRF-TO), da Polícia Militar (PMTO), do Corpo de Bombeiros (CBMTO), dos Correios, Secretaria de Educação e Cultura do Estado (Seduc), Defesa Civil do Tocantins e Energisa.

A reunião teve como objetivo o alinhamento das operações de segurança e logística que ocorrerão em todo o Estado, na ocasião cada instituição apresentou seu plano de operação. No encontro também foram apresentadas as ações de ostensividade do policiamento preventivo na Capital e Interior do Estado, visando à garantia da ordem pública, preservando o sigilo e aplicação das provas.

O Enem é a segunda maior operação logística que ocorre a nível nacional, ficando atrás apenas das operações das eleições. Há vários anos a Polícia do Tocantins têm sido requerida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para dar apoio à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem.

De acordo com o diretor do SIOP, a reunião é importante para alinhar e não ter eventuais problemas no transcorrer da prova. “O planejamento vai impactar positivamente na condução do exame nacional e nosso objetivo é oferecer condições para que a segurança do certame seja assegurada”, destacou.

Para a delegada geral Adjunta da Polícia Civil, Ana Carolina Marinho, a polícia dará maior reforço nos dois dias do processo. “A Polícia Civil vai reforçar seu efetivo, principalmente nas Centrais de Atendimento e também por meio da delegacia virtual para que dessa forma tenhamos mais celeridade nas demandas que surgirem no dia da prova”, concluiu a delegada. (SSP/TO)