Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

O artista plástico e ativista cultural Francisco Carvalho Costa Andrade faleceu na madrugada desta quarta-feira, 10, aos 69 anos, em decorrência de complicações após uma parada cardíaca. Costa Andrade era também servidor público aposentado. 

Natural de Simplício no Piauí, tendo crescido em Brasília/DF, Costa Andrade residia em Palmas desde 1998, onde exerceu grande ativismo cultural e promoveu diversas exposições e mostras coletivas e individuais, sendo um dos fundadores da Associação de Artistas Visuais do Tocantins (Avisto).  Polêmico e aguerrido, o artista sempre foi atuante na defesa da cultura e dos direitos da classe artística.

Costa Andrade era Formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – Ceub/1981. Artista Visual autodidata, desde os 13 anos desenhava e pintava, em Brasília, participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o estado do Tocantins vinha atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais. 

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lamentam o falecimento do artista que que deixa a esposa Sueli Costa Andrade, três filhos, Marina, Ricardo e Gabriel e cinco netos. "À família em luto, nossos pêsames e o desejo de que encontrem o conforto necessário nesse momento de dor", afirmaram em nota.

O corpo será velado na Funerária Pax Palmas, na Quadra 210 Sul, em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO), com início às 9 horas e sepultamento às 16 horas no Cemitério Municipal Jardim da Paz.