Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias, visitou na manhã desta quarta-feira, 10, a unidade do Projeto Recriarte, localizada no Jardim Aureny I, região sul de Palmas. Durante a visita, o governador afirmou que irá reestruturar as unidades do projeto para que cursos de geração de renda voltem a ser ofertados para a população.

O projeto Recriarte é desenvolvido em Palmas, de maneira permanente, e em municípios do interior, de maneira itinerante, com o intuito de incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. Atualmente, o projeto conta com três núcleos localizados nos Jardins Aureny I, Aureny II, Taquari e na Arno 32. Devido à pandemia da covid-19, as atividades, que eram realizadas presencialmente, tiveram que ser suspensas. 

O governador Wanderlei Barbosa afirmou, durante a visita, que irá articular com a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, a destinação de emendas parlamentares para a reestruturação do projeto e a retomada já para o próximo ano. “Esse é um trabalho que iremos retomar a partir de agora com o nossos deputados, para que nos ajudem com emendas que serão usadas para a manutenção dos equipamentos, aquisição de novos utensílios e demais necessidades. Um projeto como o Recriarte, que tem um extraordinário alcance social, precisa ser cuidado e é isso que nós faremos”, ressaltou. 

Em 2019 (antes da pandemia), o projeto Recriarte capacitou cerca de 3,5 mil pessoas em 52 municípios do Tocantins. De acordo com a Setas, 60% dos alunos do projeto conseguem inserção no mercado de trabalho após a finalização dos cursos.  

O titular da Setas, José Messias, destacou que a meta, ao retornar com as atividades presenciais, é superar o número de pessoas atendidas em 2019. “A nossa equipe já está toda capacitada para atender a população, tanto aqui em Palmas quanto no interior. Com a diminuição da pandemia e a reestruturação do projeto, nós conseguiremos atender cerca de 4 mil pessoas em todos os nossos núcleos, capacitando-as para o mercado de trabalho”, pontuou.

Os cursos 

O projeto Recriarte oferece, à população, uma série de cursos como: panificação, cabeleireiro, manicure, bordado, pintura em cerâmica, arte em retalhos, patchwork, confecção em bonecas de pano, tapeçaria, tapetes em tela, costura básica, ponto pena, ponto russo, crochê diverso, bordado em sandálias, entre outros. 

Os cursos oferecidos pelo Recriarte são gratuitos e disponibilizados nos quatro núcleos de Palmas, durante todo o ano, para pessoas acima de 16 anos. As famílias em situação de vulnerabilidade social têm preferência.