Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernanda Mendonça

Foto: Fernanda Mendonça

O Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicado nessa quinta-feira, 11, traz alerta de chuvas intensas para Palmas e região nesta sexta-feira, 12, com intensidade entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos variando entre 60 e 100km/h. Nesta manhã, a Estação Meteorológica em Palmas registrou 35mm de chuva no período compreendido entre as 21h de quinta-feira, 11, e às 9h de hoje.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, as chuvas intensas, mesmo que por um período curto, poderá causar alguns problemas como alagamentos e descargas elétricas, por isso o órgão recomenda que, nesses casos, os aparelhos eletrônicos e/ou o quadro geral de energia de residências e comércios devem ser desligados.

O órgão também orienta a população para que, em casos de rajadas de vento, não procure abrigo debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas ocasionadas por raios. Outro cuidado que deve ser tomado é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Recomendações

Se estiver dirigindo: mantenha distância do veículo à frente; tenha cuidado com a aquaplanagem; pare o carro se a chuva estiver muito forte; evite estacionar o veículo debaixo de árvores ou rede elétrica; use farol baixo; evite fazer ultrapassagens; cuidado com vias alagadas; dirija com as duas mãos no volante.

Se estiver em casa: evite usar telefone com fio; não fiquem próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; não toque em equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam ligados à rede elétrica e/ou em locais inundados ou alagados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

Se estiver na rua: não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis, estacionamentos, praias, e rios; não fique no alto de morros ou no topo de prédios; não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas; evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tendas ou barracos; evite proximidade a árvores ou linhas de energia elétrica; evite estruturas altas, tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica). (Secom Palmas)