Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O documentário ‘Andre Matos - Maestro do Rock - Episódio I’ será exibido nesta terça-feira, 16, no Cine Cultura, às 19h30. A apresentação contará com a presença do diretor do documentário, Anderson Bellini, que responderá perguntas e dúvidas do público sobre a produção. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla e no site Curta Palmas.

A realização do evento na Capital do Tocantins celebra ainda a passagem do músico em Palmas, no dia 30 de junho de 2013, no Tendencies Rock Festival. Após um show memorável, Andre Matos recebeu e conversou com todos os fãs que permaneceram no local buscando autógrafos e fotos.

Uma celebração vai reunir os organizadores, o diretor Anderson Bellini e o público, depois da exibição do filme, no Tendencies Rock, onde a banda Vocifer fará uma apresentação acústica com setlist em homenagem à carreira de Andre Matos em suas diversas fases.

O público que comparecer poderá ver de perto objetos pessoais de Andre Matos, trazidos pelo diretor do documentário, como o uniforme de goleiro utilizado por ele no torneio Rock Gol, da MTV Brasil, e uma escaleta, instrumento musical com o qual realizou gravações com o Angra e o Shaman, entre outros itens.

O evento tem patrocínio da Zap Telecom e, entre os apoiadores, a Fundação Cultural de Palmas (FCP), a Pousada Aldeia da Serra e o bar Tendencies Rock.

O filme

O documentário ‘Andre Matos - Maestro do Rock’ conta com a última entrevista do músico em vida, concedida meses antes de seu falecimento no dia 08 de junho de 2019, aos 47 anos. Um dos maiores nomes do Heavy Metal mundial, Andre Matos era compositor e vocalista de bandas como Viper, Angra e Shaman. Mas também era músico erudito, com formação em regência orquestral, composição musical, habilitação em canto lírico e habilitação em piano erudito.

O primeiro episódio da série de quatro filmes teve sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo no dia 14 de setembro de 2021, data em que Andre Matos completaria 50 anos, com ingressos esgotados em apenas 3 horas de venda. Após a premiére, o filme entrou em turnê pelo Brasil para levar ao maior número de fãs possível a obra que relata a trajetória de Andre Matos, por meio de depoimentos e vídeos com registros nunca vistos do maestro dentro e fora dos palcos.

Vocifer

A banda de heavy metal tocantinense Vocifer é formada por João Noleto (vocal), Lucas Lago (baixo), Pedro Scheid e Gustavo Oliveira (guitarras), que trazem consigo referências de toda a obra de Andre Matos e as bandas pelas quais passou. Seu primeiro álbum, intitulado de Boiúna, possui canções baseadas no folclore amazônico, suas histórias, lendas e contos permeados de misticismo e imponência. Os músicos executam todas as canções do primeiro disco demonstrando muito talento, chegando a receber elogios como “um dos melhores registros do metal nacional dos últimos anos” da crítica especializada.

Atualmente, a banda Vocifer finaliza as gravações de seu segundo disco, gravado no estúdio Fusão, do produtor Thiago Bianchi, que contará com participação de nomes como Daísa Munhoz, Fábio Laguna e o próprio Bianchi.