Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 1ª cirurgia ginecológica realizada no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) no último dia 8 marca a abertura desse novo serviço. O Centro Cirúrgico passou por reforma e ampliação e aos poucos vai integrando novos atendimentos para os usuários.

O procedimento executado pela médica ginecologista, Zoraide Andrade da Cruz tratou-se de uma exerese de lesão polipoide vaginal e exerese de lesão condilomatosa vulvar. “O procedimento foi indicado após a confirmação anatomopatológica de lesões vulvovaginais para uma melhor programação da terapêutica. E, no caso da referida paciente, o procedimento foi curativo”, comemorou.

"É com muita alegria que realizamos esse procedimento ginecológico em nosso centro cirúrgico. E que apesar de ser um procedimento de pequeno porte, aumenta nossa expectativa de progredir e evoluir, ainda mais nesse setor, a fim de melhorar a assistência ás nossas pacientes e ofertar um melhor campo de aprendizagem para os alunos do curso de Medicina da UFT", finaliza a médica.

Para Marcos Antônio Silva Batista, chefe substituto do Setor de Cuidados Especializados, o acesso ao tratamento cirúrgico ginecológico é mais um esforço para se traduzir, na prática, as grandes diretrizes do SUS construídas ao longo de muitos anos. E, neste caso, possibilitando o cuidado e a intervenção em muitos problemas que afetam a saúde da mulher e servindo de campo moderno e dinâmico para ensino, pesquisa e extensão.

Como acessar o novo serviço

A médica informou que o fluxo de atendimento ocorre a partir da procura, pela paciente, do serviço de atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após avaliação pelo médico responsável, a paciente será encaminhada para acompanhamento especializado, se necessário. Em seguida, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) a usuária é direcionada ao serviço de referência.

"Anteriormente a paciente procurava a atenção primária, porém seu encaminhamento era feito pela regulação do HDT-UFT (no caso de pacientes de referência do serviço). Porém, não realizávamos procedimentos cirúrgicos, estes casos eram direcionados para outros serviços”.