Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbano de Palmas (PrevIncêndio), por meio da Defesa Civil de Palmas e em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), iniciou um trabalho de recuperação das áreas que foram atingidas pelas queimadas em 2021. O trabalho está sendo executado pela equipe de brigadistas e consiste no reflorestamento dos locais que sofreram degradação pela ação do fogo. A expectativa é que o trabalho seja realizado tanto na zona urbana, quanto rural.

O superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel Grama, explica que o trabalho iniciou pela região do Córrego Sussuapara, na região Norte da Capital. “Nós estamos iniciando pelas áreas verdes urbanas, mas iremos avançar para a zona rural, principalmente nas áreas de proteção. Nessas regiões, deverá ser celebrado um termo de responsabilidade com os moradores locais, para que a ação de recuperação possa surtir efeito”, explicou Grama.

Ainda de acordo com o superintendente, o trabalho para evitar os danos decorrentes das queimadas na Capital está sendo coordenado em três eixos: prevenção e sensibilização; resposta (ou combate), através das fiscalizações e com a comunidade habilitada para enfrentar situações de queimadas para prevenir a evolução para incêndios e a recuperação, com plantio de árvores típicas do cerrado.

MudaClima

As mudas utilizadas para o plantio de árvores para recuperação de áreas queimadas são produzidas no Viveiro Municipal da Fundação Municipal de Meio Ambiente para atender as demandas do Programa MudaClima.