Uma equipe multiprofissional e os residentes que atuam na Unidade de Saúde da Família Laurides Milhomem, situada no Aureny III, prepararam para essa terça-feira, 23, no período das 17 às 21 horas, uma série de ações educativas como parte da campanha Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata.
Dentre as atividades estão previstas palestras, rodas de conversa, atendimentos médicos e de enfermagem com a avaliação de risco cardiovascular, solicitação de exames, teste para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e solicitação e coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA).
O gerente da Linha de Cuidados da Atenção Primária, enfermeiro Ilton Batista, lembra que a procura do público por atendimento e a realização de exames nas unidades da Capital foram reduzidas durante a pandemia, sendo esse mais um importante motivo para as ações do Novembro Azul. “É fundamental que o homem tire um tempo para olhar com carinho a própria saúde. É preciso incluir a prevenção na sua rotina, tanto para diminuir o risco de doenças, como para aumentar as chances de cura por meio do diagnóstico precoce”, orienta, reforçando o horário de atendimento no Laurides, que será no período noturno para facilitar o acesso do público à programação.
A Campanha
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Vale ressaltar que no câncer de próstata, o tratamento tem mais de 80% de chance de cura.
Como prevenir o câncer de próstata
- Ter uma alimentação saudável
- Manter o peso corporal adequado
- Praticar atividade física
- Não fumar
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas