Com a participação do Conexão Tocantins na coletiva de imprensa, a Honda apresentou a quinta geração do City com um grande destaque: além da tradicional carroceria sedã, o modelo faz a sua estreia no segmento de hatches. Além disso, eles serão os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda Sensing, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução.
O City sedã será oferecido a partir de janeiro em três versões: EX com preço a partir de R$ 108.300,00; EXL com preço a partir de R$ 114.700,00; e Touring com preço a partir de R$ 123.100,00. Já o City Hatchback será oferecido em março em duas versões: EXL e Touring – seus preços ainda não foram definidos.
A família City 2022 vem equipada com um motor inédito, todo em alumínio, quatro-cilindros aspirado, 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC que acoplado à transmissão CVT, de relação continuamente variável com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante, entrega 126 cavalos de potência a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina.
Tanto no sedã como no hatchback, o design da família City é valorizado pelos vincos definidos e pelos faróis e lanternas com uso de LED e layout de aspecto high-tech. Em ambos os modelos, na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos, que antes eram fixados próximos à base da coluna A, agora estão mais recuados e fixados na porta, o que resulta em melhora no campo de visão.
No interior, destaque pela elevada sofisticação dos materiais e alta qualidade de acabamento e montagem. Todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície extremamente agradável ao toque.
Em todas as versões, os modelos são equipados com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.
Para a comodidade e conforto, todas as versões do City sedã trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de sete polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
No City Hatchback, todas as versões trazem Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de sete polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.
A família City 2022 será a primeira da marca fabricada no Brasil a contar com o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada na parte central e superior do para-brisa na versão Touring, o sistema terá cinco funções:
ACC
Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS
Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
LKAS
Sistema de assistência de permanência em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM
Sistema para mitigação de evasão de pista - Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB
Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além do Honda Sensing, o modelo traz ainda diversos outros dispositivos de segurança em todas as versões, dentre os quais se destacam: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.
No quesito bagagem, a família City 2022 oferece 519 litros no sedã e no Hatchback 268 litros, porém sua versatilidade se amplia em razão do Magic Seat, exclusivo sistema de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume.
A paleta de cores é variada em ambos os modelos. O City sedã terá seis opções: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas).
Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.
O City Hatchback chega com uma paleta ainda maior, com oito cores. Em relação ao sedã difere apenas pela oferta de mais duas cores perolizadas: Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno, que será aplicada pela primeira vez no Brasil. Para todas as cores, o interior será preto.