A eleição para os novos membros que irão compor a mesa diretora do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBHRF) para o quadriênio 2021/2024 ocorrerá nessa quinta-feira, 2, às 9h, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi. O Comitê, também conhecido como “parlamento das águas”, é um espaço de discussão e decisão no âmbito de cada bacia hidrográfica.
A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, espera que, nesta nova composição, os membros tenham como propósito “incentivar estrategicamente os mecanismos de gestão que garantam ações pautadas na sustentabilidade e na conservação dos recursos hídricos”.
Gorete Cordeiro reforça ainda que é o Comitê quem expressa e decide que tipo de usos deverão ser feitos na bacia hidrográfica, e é por meio dele que o município poderá conseguir recursos para projetos como, saneamento, irrigação, reflorestamento e turismo. Ela esclarece que caso ainda não tenha indicado o representante, o município poderá realizar a indicação por escrito no dia do evento.
A mesa diretora do comitê é composta por um presidente, um vice-presidente e um secretário executivo, sendo um representante da Sociedade Civil, um do Poder Público e um dos Usuários de Água.
A Bacia Hidrográfica do Rio Formoso envolve 18 municípios, sendo eles: Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Araguaçu, Talismã, Alvorada, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Gurupi, Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Fátima, Oliveira de Fátima e Nova Rosalândia.