Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Uma das pessoas atendidas no Dia D de ações para pessoas em situação de rua foi Alessandro da Silva, 33 anos, que é natural de Rialma, no Goiás. O homem falou sobre a ação realizada pela Prefeitura de Araguaína nessa terça-feira, 30. “Isso é só aqui, em outras cidades você sendo pobre será jogado. Araguaína é uma mãe para os andarilhos”. A ação ocorreu na Praça das Bandeiras, com diversos atendimentos de saúde e de assistência social.

Alessandro disse não ter pais e que viaja pelas cidades do Norte e Nordeste desde seus 16 anos. “Eu estou aqui há um mês. Me mandaram para cá para fazer tratamento no HDT (Hospital de Doenças Tropicais) e vou ficar até terminar. Vão ser 9 meses”.

A diretora de Proteção Social Especial da Assistência Social, Jocélia Alves da Silva, explica que as histórias são de difícil acesso e nem sempre relatam fielmente ao fato. “A gente percebe que essas pessoas precisam de ajuda, mas acima de tudo de amor e respeito. Temos mais contato com eles do que suas próprias famílias”.

A ação também acolheu Silas de Abreu, 36 anos, que veio de Caxias, no Maranhão, há três anos para morar com a tia, “mas não deu certo”. Usuário de drogas desde seus 13 anos, ele contou ter passado pelo Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos, mas que continua na busca para ficar limpo para poder retornar ao pai e ao filho. “Consegui vaga numa clínica em Goiânia e vou pedir ajuda para ir”.

Atendimento completo

O Dia D contou com ações já realizadas pela Prefeitura, como o Programa Banho Solidário. No quiosque, localizado na Praça das Bandeiras, foram realizados mais de 12.570 atendimentos, de janeiro a outubro deste ano, com fornecimento de banhos, kits de higiene, roupas, tolhas limpas e refeição com a entrega de marmitas.

Teve ainda corte de cabelo, um momento de oração e a presença dos profissionais do Consultório na Rua.  O programa municipal faz atendimentos que vão desde curativos, verificação de pressão, batimentos cardíacos, avaliação integral do paciente a agendamento de consultas nas UBS (unidades básicas de saúde) e oferta de tratamento para outros problemas enfrentados pelos moradores de rua.

Apoio da população

O evento marcou o encerramento da campanha solidária de arrecadação de roupas, sapatos, cobertores e toalhas para as pessoas em situação de rua. A quantidade de itens novos e seminovos que foram doados superou as expectativas a ponto de ser incontável. A estimativa, calculada com base no volume, é que 100 kg.

Audiência pública

No próximo dia 3, a Prefeitura de Araguaína vai promover uma audiência pública sobre a política social voltada para atendimento às pessoas em situação de rua. O evento coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação tem o objetivo de ouvir a comunidade e colher sugestões para a elaboração de novas ações.

A reunião será aberta a toda comunidade e realizada às 8 horas, no auditório da Igreja São João Batista, localizada na Rua Vereador Falcão Coelho, nº 1.340, Bairro São João.