Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Davi Andrade Melo

Teve início na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório da Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, a Clínica de Futsal com o técnico da Seleção Brasileira Masculina, Marquinhos Xavier. A programação, que marcou o início dos trabalhos do Projeto Academia e Futsal, contou com a participação do prefeito Celso Morais e da vice-prefeita, Raquel Ogawa.

Antes do início da clínica, foi realizada a abertura oficial do evento. Além do Prefeito e da Vice-Prefeita, também participaram, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, na oportunidade representando o Reitor da instituição, Marilene Dantas Sepúlveda; além do Diretor Geral do Campus de Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziário de Souza; do Secretário Municipal de Educação e Juventude, Deley Oliveira; da Vereadora Camilla Rhuana, além do Assessor Especial da Secretaria Nacional do Futebol e dos Direitos do Torcedor, Luís Verdini, do Subcomandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Major Tiago Melo, dentre outras autoridades.

De acordo com o Coordenador da Academia e Futsal, Professor Gilvânio Alves, o projeto será desenvolvido em três pilares. “O primeiro é trabalhar com 150 crianças e adolescentes na modalidade de futsal, disponibilizando material de qualidade, como tênis, bolas e uniformes. O segundo pilar é a capacitação, que é o que estamos fazendo hoje e o terceiro é a publicação de um artigo científico, tratando da situação do futsal no Tocantins”, explicou.

Para o momento de capacitação, que acontecerá nesta quinta-feira e na sexta-feira, dia 3, estão participando o total de 87 treinadores, representando 21 cidades, que estão tendo a oportunidade de aprofundar nos aspectos técnicos do futsal, com o Marquinhos Xavier, que é o treinador principal da Seleção Brasileira Masculina, desde 2017.

“Um dos motivos principais por eu ter aceitado o convite, é por se tratar de um projeto social, pois é muito legal ver um projeto desses sendo desenvolvido através de uma modalidade esportiva que eu amo. A formação dos treinadores, os métodos didáticos são fundamentais para eles prestarem o melhor serviço possível”, destacou Marquinhos.

O prefeito Celso Morais disse estar entusiasmado com a realização do projeto em Paraíso. “Parcerias são sempre bem-vindas e estamos felizes com este projeto que contemplará 150 alunos de Paraíso. Quero agradecer ao IFTO por estarmos participando juntos deste projeto tão bonito, que ajudará na formação de nossas crianças”, ressaltou o gestor municipal.

Além da formação, três escolas de Paraíso já estão desenvolvendo o projeto, que é desenvolvido pelo IFTO, contando com convênio junto ao Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Esporte.