Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado iniciaram serviços de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegipty. As ações ocorreram no setor Áurea, com o objetivo de verificar possíveis focos do mosquito. Ao longo do mês de dezembro, os agentes passarão por todos os setores do município.

A equipe está realizando vistoria em ambientes com acúmulo de lixo, além de averiguar recipientes como pneus e outros objetos que podem conter água parada. Com a chegada do verão e das temperaturas altas combinadas com as chuvas, os ambientes se tornam mais propícios para a propagação de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

Além da vistoria, a equipe está entrando em contato diretamente com a população para alertar sobre a necessidade de eliminar locais que podem facilitar o surgimento dos focos, como pneus, jarros ou pratinhos de plantas, vasilhas de cachorros e garrafas vazias. Além disso, é preciso manter os quintais bem limpos, eliminando folhas e sacolas plásticas.

Segundo o secretário de Saúde, Ronisvaldo Pinho, é necessário que a população mantenha o cuidado e contribua com as ações preventivas. “Esse trabalho vem fortalecer o nosso papel de combate aos focos de larvas e de proliferação do mosquito da dengue. A gente não pode se desleixar com relação à limpeza, porque voltamos a ter novos casos. É preciso manter a limpeza dos quintais, evitar locais que podem acumular água. Nosso trabalho é de combate e de conscientização”, ressaltou.