Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana OX

Foto: Flaviana OX

O filme curta-metragem “O Segredo de João” acaba de ser finalizado e a estreia acontecerá no próximo final de semana. As sessões acontecem no sábado e domingo, 4 e 5, às 19h30 e 20h30, no Cine Cultura, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A entrada é franca, porém, a sessão é restrita a convidados.

O projeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois. As gravações aconteceram no mês de julho na Capital e teve na direção a cineasta Elisângela Dantas. Segundo ela, esta exibição será restrita a convidados contando com elenco, equipe técnica, colaboradores, imprensa e autoridades e a proposta é incluir a produção audiovisual em festivais de cinema pelo país no próximo ano. “Queremos distribuir em festivais de cinema e, posteriormente, trazer para exibições aqui no Estado”, relatou a diretora.

Ainda segundo Elisângela, o filme de ficção enaltece a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares. Ele nasceu da vontade de contribuir com a cultura do país com um filme que enalteça a relação de avós com seus netos e que falasse sobre a relevância do cinema na educação das crianças.

Sinopse

João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais. Sempre acompanhado por seu avô Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e à cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro e descobrirão também “O Segredo de João”.

As novas tecnologias e o bom uso do cinema em sala de aula vão permitir que o triste Pedro, tenha a vida mudada. Chama a atenção do espectador para a vida em família, com o avô Bira, que fará toda diferença na vida de João e Pedro. Mas é a chegada da jovem professora Juliana, que mudará completamente o ambiente escolar marcado pelo tradicional modelo de educação presente. A capital do estado surge bela e bem representada culturalmente como cenário de nossa história.

O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Ficha Técnica

Diretora: Elisângela Dantas

Roteirista: Elisângela Dantas

Diretor de Produção: Justino Vettore

Produtora Executiva: Bianca Melo

1° Assistente de Direção: Pablo Pereira

2° Assistente de Direção/Continuísta: Justino Vettore

3° Assistente de Direção/Preparador de elenco: Cícero Belém

Direção de fotografia: Pablo Pereira e Celso Rezende

Operador de câmera: Celso Rezende

Captação de áudio: Alex Rocha e Markinhos Rocha

Direção de Arte: Ronan Gonçalves

Assistente de Arte/ produtor de objetos/ Contrarregra: Leandro Teodoro Supertramp

Figurinista: Vivian Oliveira

Assistente de figurino: Rubi Melo

Maquiagem: Jô Gonzaga

Platô: Carlos Gontijo

Still: Flaviana OX

Trilha Original: Markinhos Rocha

Designer Gráfico: Estúdio OX

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Assessora Jurídica: Hamanda Almeida

Elenco - Davi de Oliveira Carvalho (João) e Milne Freitas (Bira)

Participação Especial: Bell Gama (Patrícia)

Atrizes convidadas: Cleuda Milhomem (Berenice), Ana Kamila Castaño (Juliana) e Patrícia De Sá (Marina)

Estreando: Maria Eduarda Benmuyal (Duda), João Vinicius Martins (Pedro), Gustavo Borges (Fernando), Renata Patrícia (Marly) e Markinhos Rocha (Frederico).