Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam na quarta-feira, 8, o Seminário “Silvicultura: perspectivas para o mercado madeireiro”. O evento ocorre a partir das 14 horas, no auditório da Defensoria Pública do Tocantins, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. Podem participar produtores rurais, empresários do setor silvicultural, técnicos, acadêmicos e pessoas interessadas em geral.

Na ocasião, os especialistas de entidades públicas e privadas e produtores florestais debatem sobre os temas: Produção e qualidade de madeira do mogno africano; produção da Tachigali vulgaris (Cachamorra branca) para energia; resultados preliminares de ensaio: Sistema integrado com espécies nativas no Tocantins; Desafios e demandas em Pesquisa e Desenvolvimento em novas fronteiras florestais e sobre como o produtor pode acessar a Reposição Florestal, e assim conseguir mais uma forma de remuneração com a sua floresta.

Segundo a Engenheira Florestal da Seagro, Arlete Leite, o encontro busca potencializar a atividade da silvicultura no Tocantins. “É um momento para debatermos as demandas e, ao mesmo tempo, mostrarmos as diversas possibilidades do uso da madeira como alternativa de geração de negócio, além de mostrarmos novas espécies com potencial produtivo para o Estado, e assim termos uma maior diversidade de produtos florestais”, explicou a Engenheira Florestal.

Crescimento

De acordo com a divulgação de novembro de 2021 do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE, o Tocantins teve um aumento de 5,2%, na produção de florestas, em 2019 acima da média nacional, que foi de 1,2%. E esse crescimento foi impulsionado pela atividade de silvicultura no estado, que teve uma elevação de 278,2% em volume comercializado, impulsionada principalmente pela extração de madeira em tora de eucalipto.

Convênio

O encontro faz parte do convênio Siconv nº 870855/2018 firmado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Inscrições

As Inscrições podem ser feitas neste link: encurtador.com.br/efmyD, ou ainda no local do evento. Serão 100% presencial e gratuito.

Programação

14 h – Abertura

14h15m – Manejo ideal do mogno africano para melhor produtividade e qualidade da madeira (João Augusto da Silva/Engenheiro Agrônomo e Sócio proprietário da Mudas Nobre)

15h – Florestas energéticas de Tachigali vulgaris (Cachamorra branca): desafios e perspectivas (Thiago Protásio/Engenheiro Florestal-UFRA)

15h40 – Resultados preliminares de ensaio: sistema integrado com espécies nativas no Tocantins (Alexandre Uhlmann/Bilógo – Embrapa)

16h20m – Desafios e demandas de P&D em novas fronteiras florestais (Alisson Moura/Engenheiro Agrônomo – Embrapa)

17h10m – Reposição florestal: como o silvicultor pode acessar?

Parceiros

Participam também do evento, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC/TO), Instituto de Agronomia Agrícola, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Defensoria Pública e as empresas Polli Fertilizantes e Naturanja.

Covid-19

O encontro presencial ocorrerá dentro das normas sanitárias para o combate a Covid-19, ou seja, é obrigatório uso de máscara, mantendo o distanciamento social e uso de álcool gel.