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Educação

O Laboratório Virtual Reescrita, um dos projetos de inovação pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), concorreu ao I Prêmio Top Inovação da Uninter e foi selecionado como uma das três melhores iniciativas na categoria Educação. A premiação tinha como objetivo reconhecer ações implantadas dentro de entidades públicas e privadas que buscam o desenvolvimento socioeconômico nas mais diversas áreas do conhecimento.

Segundo Sebastião Silva Soares, professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Câmpus de Arraias), a ideia surgiu a partir das experiências pedagógicas e pesquisas realizadas no âmbito da leitura e escrita de textos. "Temos observado, nessa trajetória, diversos dilemas e dificuldades que os estudantes apresentam ao ingressar e permanecer na universidade, principalmente no que diz respeito à produção de gêneros acadêmicos, tais como: resumo, fichamento, resenha, artigo científico, relatório técnico, dentre outros’’, explica.

Outro fator que impulsionou a criação do Laboratório Virtual foi a pandemia. Especialmente neste cenário, as necessidades dos alunos se tornaram mais latentes do que nas atividades presenciais, mas não desapareceram. ‘’É perceptível que os estudantes, diante das primeiras dificuldades de leitura e produção escrita na universidade, pensem em abandonar o curso, pois visualizam nas ações solicitadas pelos professores, práticas linguísticas distantes da realidade vivenciada’’, pontua Sebastião. Sendo assim, as mudanças nas práticas pedagógicas tiveram como intuito dar o melhor suporte aos discentes.

Para atingir seu propósito, o projeto trabalha não apenas com graduandos do curso de Educação do Campo, mas também ofertando oficinas temáticas ao público interno e externo da UFT. O laboratório disponibiliza mecanismos e instrumentos através dos meios digitais a fim de promover o letramento acadêmico.