Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Veloso

Gurupi foi a capital do pequi na última semana, quando a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou, com o apoio da Prefeitura, o 1º Festival do Pequi da cidade. O evento foi finalizado na última sexta-feira, 3, com o concurso do maior roedor do fruto típico do cerrado. A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, prestigiou a programação cultural e inaugurações do Viveiro, Complexo Esportivo e Espaço Lúdico Pedagógico no Campus de Gurupi.

O concurso foi acirrado e chamou a atenção de centenas de pessoas. Oscar Toledo venceu o torneio e sagrou-se o maior roedor de pequi da região. Ele roeu 66 pequis em 15 minutos. Claudia Santos roeu 65 caroços e ficou em segundo lugar, e em terceiro, ficou Ernesto de Quadros, que roeu 61 pequis.

Após o torneio, teve ainda música com artistas regionais, praça de alimentação e a premiação do Festival Gastronômico do Pequi. Na categoria Comidinhas, o vencedor foi o prato Cuscuz do cerrado, da Caroline Câmara. Na categoria Prato Doce, o primeiro lugar ficou com o Petit Gateau feito com pequi feito por William Gomes. E o melhor Prato Salgado foi da Ângela Maria, um Risoto Italiano com pequi.

Para a prefeita Josi Nunes, que foi uma das fiscais do concurso, o evento se tornará um dos atrativos da cidade. “Com certeza manteremos a parceria com a UFT para darmos cada vez mais visibilidade nas próximas edições. É algo muito interessante, pois o pequi é nosso fruto tradicional. Essa brincadeira de premiar o melhor roedor de pequi foi muito gostosa, isso movimenta a cidade, atrai pessoas, tudo isso em um momento em que estamos precisando muito de eventos como este”, comentou.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, o evento serviu para reforçar que a universidade precisa estar em contato com a comunidade. “A universidade deve ser um espaço alegre, pujante, que tem movimento de pessoas. Precisamos ter um ambiente agradável e estarmos abertos para receber as pessoas. E o festival do pequi foi justamente isso, porque movimenta a cidade e o mercado, e estreita a relação com a comunidade. Ele veio para ficar e certamente teremos mais edições”, disse.

O diretor do Campus da UFT de Gurupi, Rodrigo Tavares, enfatizou que a realização do festival superou todas as expectativas. “Gente de várias cidades nos ligaram para participar. Todos abraçaram a ideia e o concurso foi um sucesso. Temos que fomentar esse tipo de evento na cidade para aquecer o comércio e a hotelaria da cidade, porque o pequi é de Gurupi. Todos os pratos estavam uma delícia e todos queriam saber quem é o maior roedor de pequi. A programação foi excelente”, comentou.

Inaugurações

Ainda na sexta-feira, foram inaugurados novos espaços no Campus da UFT de Gurupi. Foram entregues o Viveiro Florestal, o Espaço Lúdico Pedagógico, a Área de Convivência Consciente e Sustentável, e o Complexo Esportivo Jonai Coelho Lopes (Janair Lopes). A prefeita Josi Nunes também participou da solenidade de inaugurações.

De acordo com a prefeita Josi Nunes, são espaços importantes que humanizam o Campus. “São espaços importantes que trazem melhor convivência para os estudantes e para a comunidade, que aproveita o final da tarde para fazer sua atividade física e hoje aqui já tinha crianças do bairro vizinho utilizando a quadra esportiva. A comunidade deve sentir que a UFT é um espaço que todo o povo de Gurupi pode utilizar”, afirmou.

Parceria

A prefeita destacou que em breve deverá ser formalizada uma parceria entre o município, por meio da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD) e a UFT para a junção dos viveiros municipal e da universidade.

“Vamos ampliar a parceria com a UFT juntando os viveiros. Nós temos mão de obra e insumos, e a universidade tem o conhecimento técnico e o poço artesiano, então conversamos no intuito de unir. Vamos formalizar futuramente com um termo de cooperação técnica para ficar aqui na UFT o Viveiro Florestal em parceria com a prefeitura, assim, produziremos mudas mais resistentes e adaptadas a nossa região”, explicou a prefeita.