Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

Com a finalidade de aprimorar as atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo Estadual, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), realiza nos próximos dias 8 e 10 de dezembro reuniões técnicas com as ouvidorias setoriais. Os encontros acontecem de 9h às 12h, no auditório do órgão, nos dois dias.

A ação é realizada pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-TO), unidade administrativa da CGE-TO, e tem a previsão de reunir as 38 unidades setoriais da administração estadual nos dois dias de evento.

Na ocasião, serão abordados assuntos relacionados ao marco normativo estadual das ouvidorias (Decreto Estadual nº 6.312/21 e Instrução Normativa CGE nº 04/21), diagnóstico estadual das ouvidorias, o manejo da Plataforma Fala.Br especialmente quanto ao tratamento de pedidos de acesso à informação.

Além de promover a orientação técnica, as reuniões também fomentam a interação e articulação entre os interlocutores do Sistema Estadual de Ouvidoria. É o que explica a ouvidora-geral do Estado, Arely Soares Carvalho Telles. “Tivemos muitos avanços no campo normativo das atividades de ouvidoria que refletem diretamente nos processos de trabalho, e nesses encontros vamos socializar sobre essas mudanças com os interlocutores buscando sempre aprimorar as atividades de ouvidoria e de transparência”, complementa.

Avanços

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, destaca os progressos alcançados pela gestão estadual na área de transparência e ouvidora. “Avançamos muito com a adoção de medidas importantes que fortaleceram mais ainda o Sistema de Ouvidoria. Sem dúvida, estamos ampliando as formas de participação dos cidadãos e das cidadãs nas decisões do poder público”, reforça.