Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Secretaria da Saúde de Araguaína intensificou o trabalho de orientação nos bairros da cidade em relação ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o último relatório da Vigilância Epidemiológica do Município, o número de casos de dengue na cidade teve um crescimento de 288% em relação ao ano passado, sendo 340 confirmados durante todo o ano de 2020 e 979 casos até o momento em 2021.

De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAA), que é o índice de larvas e infestação do mosquito Aedes aegypti nas casas, Araguaína alcançou uma marca de 8%, um valor considerado alto, já que o índice máximo aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Entre os bairros com o maior número de casos notificados da doença estão o setor Araguaína Sul, com 89 casos, Nova Araguaína com 67 notificações e Costa Esmeralda com 52 casos de dengue notificados. Diante dos números a Vigilância Epidemiológica do Município tem intensificado o número de visitas domiciliares dos agentes de endemias, além dos bloqueios físicos e químicos nas regiões onde existem casos confirmados da doença, eliminando qualquer foco que exista em um raio de 9 quarteirões e o controle químico com borrifação para eliminar os mosquitos adultos.

“É importante que a população entenda que todo esse trabalho de controle também precisa da colaboração da comunidade, que deve manter seus quintais limpos e evitar criatórios do mosquito nesse período chuvoso em que os ovos do mosquito eclodem. Grande parte dos focos do mosquito encontrados pelos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) está em residências, o que tem dificultado o combate ao mosquito”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Eduardo Freitas.

Zika e Chikungunya

O relatório apontou ainda um grande aumento no número de casos de Zika e Chikungúnia que também são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Em 2020 Araguaína não registrou nenhum caso de Zika, já este ano o Município teve 10 casos confirmados.

Em relação aos casos de Chikungunya os números também são preocupantes já que o número de casos confirmados passou de 9 em 2020 para 19 este ano, apresentando um crescimento de 211%.

Combate ao mosquito

A transmissão da dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti que costuma ter a circulação intensificada durante o período de chuvas, já que para se reproduzir, o mosquito precisa de locais com água parada.

Para garantir o combate a essas doenças é necessário evitar a proliferação do Aedes Aegypti, eliminando possíveis criadouros e impedindo o nascimento do mosquito.