Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Toyota apresentou o novo membro da família de produtos Toyota Gazoo Racing no Brasil: o SW4 GR-S, que com preço a partir de R$ 415.790,00 vem equipado com difusores, spoiler e emblemas que destacam seu design esportivo.

Além de participar da coletiva de imprensa de apresentação da versão, o Conexão Tocantins também conheceu e avaliou o modelo equipado com motor 1GD de 2.8 litros com injeção direta eletrônica Common-Rail e potência máxima de 204 cavalos, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. O mecanismo é combinado com o sistema de tração 4x2, 4x4 e reduzido 4x4, com acionamento eletrônico, desligamento do diferencial automático e controle ativo de tração. Além disso, adiciona os modos de condução Normal, Esportivo e Eco.

Incorporando as premissas de construção da marca Toyota Gazoo Racing, o SW4 GR-S entrega desempenho superior às outras duas versões por oferecer uma experiência de direção mais esportiva. Isso ocorre devido a um projeto exclusivo de suspensão, que incorpora amortecedores telescópicos monotubo. O veículo tem desempenho aprimorado e deixa o modo de condução mais dinâmico.

O Toyota SW4 GR-S é equipado com para-choques dianteiro e traseiro com difusores aerodinâmicos, pneus com rodas de liga leve de 18” com emblemas GR e faróis com tecnologia Full Led de flashes sequenciais.

Na carroceria, apresenta spoiler traseiro exclusivo e pintura exterior bicolor em branco pérola com teto e colunas em preto. Na tampa traseira, possui sistema elétrico de abertura e fechamento com sensor (kick sensor), que é acionado por movimentos dos pés na parte inferior do veículo.

No interior, o modelo tem bancos em couro Ultrasuede e detalhes de costuras em vermelho, tendo o emblema Toyota Gazoo Racing bordado no apoio de cabeça. Por se tratar de versão especial, há uma placa de identificação GR-S, alocada próximo ao painel, com número da unidade.

Os medidores analógicos têm tela TFT de 4.2”, com uma animação exclusiva da marca GR-S. Entre os equipamentos de conveniência, destaque ao carregador sem fio para smartphones. Nas pedaleiras, o material é todo produzido em alumínio e, no volante, o revestimento vem com detalhes microperfurados, aliados à costura vermelha.

O Toyota SW4 GR-S mantém o sistema de conectividade com tela sensível ao toque de 8”, com sistema Android Auto e Apple CarPlay, conexão USB, navegador por satélite (GPS), TV Digital e função Bluetooth. O sistema de áudio é o JBL com dez alto-falantes e subwoofer [tweeters (x2), squawkers (x2), alto-falantes (x6) e subwoofer (x1)].

A versão vem equipada com Toyota Safety Sense, um pacote de segurança ativa que incorpora um radar de ondas milimétricas que combinado com uma câmera monocular que pode detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista para evitar ou mitigar acidentes.

Ele conta com sistema de pré-colisão frontal (PCS), alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Como novidade, o sistema de pré-colisão frontal acrescenta detecção de pedestres (durante o dia e noite) e ciclistas (apenas durante o dia). Adicionalmente, a versão agrega: sistema de visão 360°, alerta de ponto cego (BSM) e alerta de tráfego traseiro (RCTA).

Não sendo exclusividade da GR-S, todas as versões do Toyota SW4 possuem sete airbags: frontal x2, lateral x2, cortina x2 e joelho para o motorista. Também equipam Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Controle de Descida (DAC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), Controle de Oscilação do Trailer (TSC), ABS, com Freio Eletrônico - Distribuição de força (EBD), Assistência à frenagem de emergência (BA), Luzes de freio de emergência (EBS) e âncoras ISOFIX (x2) com ponto de amarração superior (x2).

Todas têm cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro.

A gama de cores do novo SW4 GR-S é composta por Branco Pérola com teto bicolor preto e Preto Mica. Tem garantia de cinco anos ou 150.000 km (o que ocorrer primeiro).