Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Percurso da Corrida

Percurso da Corrida Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Percurso da Corrida Percurso da Corrida

Pensando na prevenção ao câncer de pele e no alerta sobre os cuidados aos atletas, o Hospital Jorge Saade realiza, em parceria com o Ceulp/Ulbra, neste final de semana, em Palmas, a Corrida Universitária: Ceulp/Ulbra na luta contra o câncer. A corrida que acontecerá domingo (12 de dezembro), a partir das 7 horas, contará com percursos de 10 km, 5 km e 3 km e contará com distribuição de protetores e orientações sobre o câncer de pele para os participantes.

No Tocantins, a corrida de rua é uma das principais atividades esportivas da população. A presença de espaços abertos pelas cidades e o baixo custo para iniciar, fazem a atividade física ser um esporte frequente na rotina dos tocantinenses. Com um bom tênis e a roupa ideal, muitos atletas começam a correr esquecendo um cuidado importante: a proteção da pele.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum na população e o principal fator de risco é a exposição solar, por isso a prevenção precisa ser reforçada. "Precisamos alertar as pessoas sobre os cuidados com a pele. O Dezembro Laranja reforça os cuidados e o uso da proteção solar para todos os públicos e principalmente os atletas que ficam expostos por um bom tempo aos raios solares", alerta o médico oncologista Renan Sordi. Sordi também explica que antes de iniciar a corrida ou caminhada pela rua, o atleta deve sempre lembrar de aplicar o protetor solar e também ficar atento ao horário em que vai praticar a atividade e que ficará exposto ao sol.

Proteção da pele até nos dias de inverno

Mesmo em épocas chuvosas e dias frios, a proteção da pele deve continuar. "Os raios ultravioletas (UVA) incidem durante todo o ano e como não queima, muitas pessoas acham inofensivo à pele, mas o cuidado e alerta deve continuar sempre, principalmente nas horas sem chuva que as pessoas aproveitam para irem se exercitar', comenta Sordi.

Hábitos como passar o protetor solar a cada 2 ou 3 horas devem continuar, assim como o uso de chapéu, óculos e camisetas com UV. "O risco da exposição ao sol sem proteção e por tempo prolongado pode desenvolver não só o câncer de pele, como também o envelhecimento e o aparecimento de manchas escuras e claras", esclarece o oncologista.