Equipes da Secretaria Municipal de Saúde continuam levando a vacinação para famílias que residem nos povoados e assentamentos da zona rural de Araguaína. Nos últimos dias, foram atendidas a população do Projeto de Assentamento Manoel Alves e Assentamento Três Riachos, com a vacinação contra a covid-19, atualização dos cartões de vacina, orientações e atendimentos médicos e de enfermagem.
No Projeto de Assentamento Manoel Alves, na última quarta-feira, 8, foram aplicadas 22 doses contra a covid-19 e 17 doses de outras vacinas contra a influenza, febre amarela, hepatite e antitétano. Já no Assentamento Três Riachos, nesta quinta-feira, 9, foram vacinadas 25 pessoas contra a influenza.
Até o momento, foram administradas mais de 8.190 doses da vacina contra a covid-19 na zona rural. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso à imunização para a população. “Entendemos que as pessoas que moram na zona rural têm dificuldade de vir até as unidades básicas e pontos de vacinação, por isso estamos visitando e acompanhando periodicamente as famílias para ampliar esse atendimento e o acesso a imunização”, afirmou a superintendente de Atenção Básica, Thaize Helena Cordeiro.
Cronograma
Atualmente, o atendimento é levado periodicamente para as famílias de 22 assentamentos, povoados e regiões da zona rural de Araguaína. Os locais são: NPA, Caju Manso, Projeto de Assentamento Alegre, Mirindiba, Povoado Pilões, Assentamento Brejão, Manoel Alves, Rio Preto, Gurgueia, Alpercata, Caracol, Jardim Belo, Sargento Edson, Jacuba, Jacubinha, Água Amarela, Três Riachos, Fazenda Felicidade, Chapa Hall, Paraíso, Garimpinho e Cerâmica.
Para atender a população, a equipe de saúde elaborou um cronograma que é feito conforme a necessidade, condições de saúde e números de famílias cadastradas nos locais. A demanda é levantada pelos agentes comunitários e as visitas são feitas entre uma ou duas vezes no mês.
Vacinação
Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde já foram mais de 240.670 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas em Araguaína. No público de 18 anos ou mais, 92,08% receberam a primeira dose. Na mesma faixa etária, 70,7% foram imunizados com a segunda dose. Já os adolescentes entre 12 a 17 anos, 70,6% receberam a primeira dose da vacina e 25% a segunda.