Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

O cartão de vacina é uma importante ferramenta para que a população tenha um histórico de todos os imunizantes tomados ao longo da vida. Atualmente, o documento tornou-se ainda mais essencial para comprovar a imunização contra a Covid-19, exigida em Palmas para entrada em eventos com mais de 200 pessoas e também durante viagens nacionais e internacionais.

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) explica que guardar o cartão de vacina como documento comprobatório também é relevante em casos de instabilidades nos sistemas do Ministério da Saúde (MS), responsáveis pelo armazenamento dos dados. Como ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10, o aplicativo Conecte SUS do MS, responsável pelos dados, sofreu um ataque cibernético.

A Semus informa que caso o usuário perca o cartão de vacina com os dados das vacinas contra a Covid-19 e não tenha acesso aos dados por meio do Conecte SUS, pode comparecer na Unidade de Saúde da Família (USF) de sua referência para solicitar um novo cartão. Para a emissão, é necessário apresentar documentos pessoais (RG ou CPF) e cartão do SUS.