Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

A produção de grãos no Tocantins está estimada em 5,89 milhões de toneladas. Se confirmado este resultado, o volume representará um crescimento de 6,7% quando comparado com a produção da temporada anterior. O desempenho decorre da melhora na produtividade estimada, passando de 3.397 quilos por hectare para 3.482 Kg/ha, e de uma maior área de cultivo, que pode chegar a 1,69 milhão de hectares. O dado é do 3° Levantamento da Safra 2021/22 de Grãos, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última quinta-feira (9). O avanço da semeadura é resultado, principalmente, do clima favorável.

Soja e milho são os principais produtos cultivados no Estado. Para a oleaginosa, a estimativa de área plantada é de 1,14 milhão de hectares, com uma produtividade próxima a estabilidade, podendo chegar a 3.138 kg/ha. Com isso, a expectativa de produção da cultura neste ciclo é de 3,57 milhões de toneladas, um leve acréscimo de 1,3%.

No caso do milho, há expectativa de recuperação dos níveis de produção e de produtividade, uma vez que a segunda safra do cereal foi impactada negativamente no ciclo 2020/21 pelas adversidades climáticas registradas. Além disso, o levantamento da Conab aponta para um crescimento da área plantada na 1ª safra  do grão.  No total, é esperada uma produção de aproximadamente 1,49 milhão de toneladas no Tocantins. 

Destaque também para a área plantada na 1ª safra de feijão caupi, que apresenta crescimento de 135,5% podendo chegar a 17,9 mil hectares. A produtividade desta leguminosa, por sua vez, tem tendência de queda de 3,7%, podendo chegar a 844 kg/ha. Mesmo com essa redução, o aumento expressivo na área influencia em uma maior colheita do produto, volume que pode chegar a 15,1 mil toneladas.

O boletim completo, com o panorama da produção de grãos no Tocantins e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab.