Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina está com estoque em situação crítica, devido à queda significativa no número de doações. O banco de leite atende diariamente cerca de 40 bebês e precisa da ajuda de mulheres que possam realizar a doação.

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, faz um alerta “nosso estoque está muito baixo, e isto é preocupante, pois muitos bebês precisam da doação para se alimentar. Um dos motivos da queda, é o tempo de férias e recessos de final do ano que se iniciam, porém a demanda permanece neste período”, afirma.

Para doar

As mamães que desejam ser doadoras de leite humano podem entrar em contato com o Banco de Leite. Em seguida ao contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira do Banco de Leite e receberá kit para a coleta contendo: touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados, assim como informações e orientações do procedimento de coleta e armazenamento do leite.

O leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias, depois desse período, as mamães devem comunicar o Banco para o recolhimento. Como forma de estimular a doação, a mãe que doa leite tem o direito de realizar consultas com uma pediatra e uma nutricionista do Banco de Leite para acompanhamento de seu filho até os seis meses de vida.

Local para doar

As mães interessadas em realizar a doação de leite devem procurar uma das unidades da Rede Estadual de Banco de Leite do Tocantins, que é composta por três unidades:

Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas;

Hospital Dom Orione, em Araguaína;

Hospital Regional de Gurupi (HRG), em Gurupi.

A Rede também dispõe de dois pontos de coletas de leite, um no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e outro no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.