Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Araguaína

Araguaína Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Araguaína Araguaína

A Secretaria da Saúde de Araguaína comunica que, após novo ataque de hackers sofrido pelo site do Ministério da Saúde na última segunda-feira, 13, houve a queda do Sisreg (Sistema de Regulação), responsável pela marcação de consultas e de procedimentos especializados realizados pela secretaria. A falta desse sistema dificulta a entrada dos usuários nos protocolos, as liberações das consultas e causa a suspensão momentânea da fila de espera, já que o sistema é necessário para a comunicação das UBS (unidades básicas de saúde) do Município com o Estado.

Até o retorno do sistema, torna-se necessária a anotação manual de todos os registros, já que os dados não podem ser consultados virtualmente. A Saúde comunica ainda que consultas e procedimentos já agendados previamente estão sendo executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Já novos cadastros de procedimentos, devido ao não registro no Sisreg, não estão sendo realizados até que a situação se regularize.

Outros programas também estão temporariamente comprometidos, como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Assim que os sistemas voltarem ao normal, a Secretaria da Saúde de Araguaína comunicará à população.