Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Ministério Público do Tocantins obteve a regularização do atendimento às gestantes no Hospital Unimed, em Gurupi. Em setembro, o MPTO instaurou um procedimento preparatório para apurar uma eventual negligência médica na especialidade obstetrícia.

De acordo com uma denúncia encaminhada ao Ministério Público, o hospital estaria privando pacientes gestantes de realizarem o parto humanizado devido à falta de médicos e enfermeiros obstetras de plantão.

A denúncia citava que duas pacientes grávidas, em fase avançada de dilatação, foram encaminhadas para o Hospital Regional de Gurupi (HRG) devido à falta de médicos e enfermeiros obstetras de plantão no Hospital Unimed.

O titular da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, promotor Marcelo Lima Nunes, requisitou a adoção de providências para garantir a efetiva prestação do serviço obstétrico em todos os dias do mês, para atendimento das gestantes, em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO). A requisição foi acatada pelo hospital, que implantou escala mensal de médicos obstetras de plantão.

O objetivo, de acordo com ele, é continuar acompanhando a situação no hospital, para que todos os atendimentos ocorram dentro da normalidade e sem interrupções para os associados do plano.