A Secretaria da Saúde de Araguaína comunicou nesta sexta-feira, 17, que, após o anúncio do ataque de hackers sofrido pelo site do Ministério da Saúde devido à queda do Sisreg (Sistema de Regulação), as marcações de consultas e de procedimentos especializados realizados pela secretaria voltaram ao normal ainda na quinta-feira, 16.
O sistema é responsável pela entrada dos usuários nos protocolos, as liberações das consultas e o andamento da fila de espera, já que o sistema é necessário para a comunicação das UBS (unidades básicas de saúde) do município com o Estado.
Com o retorno do sistema, a Saúde comunica ainda que consultas e procedimentos já agendados voltam a ser executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Os novos cadastros de procedimentos também voltam à regularidade.
Outros programas que também dependem do Sisreg voltaram a funcionar como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.