Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 As três campeãs foram premiadas com troféus e instrumentos musicais (Foto José Matheus)

Após quase três meses de disputas on-line, o Canta Tocantins das Escolas Estaduais já tem uma campeã: Esther Lays Ramos Campos, da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguaína. A final da competição, de iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), foi realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Gloria Cardoso, em Palmas.

Os 13 representantes das regionais se apresentaram ao vivo para uma comissão técnica de jurados, e foram avaliados pelo ritmo, harmonia, afinação e presença de palco. Também foram destaques na noite as estudantes Ludmilla Moreira, da regional de Dianópolis, em segundo lugar, e Sarah Alice Ferreira, da regional de Palmas, em terceiro. As apresentações podem ser conferidas na live que está disponível no Canal no YouTube da Seduc.

Para o primeiro lugar, o prêmio foi um teclado musical; para o segundo colocado, um violão seis cordas; e o terceiro lugar, um kit Cajon. Além disso, as escolas dos estudantes vencedores também receberão prêmios de caixa de som.

A campeã falou sobre a emoção de vencer a competição e fazer novos amigos ao mesmo tempo. "Foi muito difícil, mas adorei a experiência de conhecer tanta gente talentosa. Eu estava preocupada, pois minha garganta não estava normal e como abri a noite de apresentações, fiquei ansiosa, mas deu tudo certo no final", ponderou.

A segunda colocada também comemorou a vitória. "Estou muito grata, pois não imaginava que fosse ganhar e vim sem expectativas, pois participar já me deixou satisfeita. Agora ganhei um violão novo que veio na hora certa", afirmou.

A iniciativa teve o objetivo de incentivar a prática da arte musical na escola, como destacou o superintendente de Esportes, Juventude e Lazer da Seduc, Clay Rios.

"Desde a sua idealização, o Canta Tocantins foi pensado para incentivar os sonhos dos nossos estudantes. Foram quase 80 mil seguidores no Instagram oficial da competição e esse resultado é fruto da dedicação do público que também incentivou esses sonhos. O Governo do Tocantins desenvolveu a iniciativa porque é necessário valorizar a música regional e descobrir novos talentos no ambiente escolar", pontuou.

Finalistas

Se apresentaram na final: Esther Lays Ramos Campos (DRE de Araguaína); Deyzianne da Silva (DRE de Gurupi); Sofia Martins (DRE de Paraíso); Julyanna Glória de Oliveira (DRE de Porto Nacional); Sarah Alice Ferreira (DRE de Palmas); Renata Morais Silva (DRE de Araguatins); Ruth Duarte Melo (DRE de Tocantinópolis); Yasmim Lima Sena (DRE de Colinas); Emilly Vitória Ferreira Barbosa (DRE de Guaraí); Ludmilla Moreira Magalhães (DRE de Dianópolis); Letícia Miranda Carneiro (DRE de Pedro Afonso); Wendel da Silva Moreira (DRE de Arraias); e Thamyres Alves de Lima (DRE de Miracema).