Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Brito Miranda e seu filho, Marcelo Miranda

Brito Miranda e seu filho, Marcelo Miranda Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos Brito Miranda e seu filho, Marcelo Miranda Brito Miranda e seu filho, Marcelo Miranda

Faleceu na tarde deste sábado, 25, em São Paulo, após sofrer parada cardíaca, o ex-deputado estadual pelo Estado de Goiás, José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda.

O político foi internado no dia 2 de dezembro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Palmas/TO, após sofrer pico de pressão arterial e passar mal. Posteriormente foi transferido para o Beneficência Portuguesa, na cidade de São Paulo. Ele chegou a passar por um procedimento de cateterismo antes de seu caso se agravar.

Brito Miranda, como era conhecido, tinha 87 anos e foi também secretário de Infraestrutura do Tocantins, onde assumiu outros cargos, sendo considerado um grande articulador político nos governos do seu filho. Ele era Natural de Pedro Afonso/TO e começou sua trajetória como advogado, tendo exercido também a função de promotor de justiça.

Brito Miranda disputou sua última eleição em 1988 como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa encabeçada na oportunidade por José Freire (MDB), mas foram derrotados por Siqueira Campos. 

Por meio de notas, políticos lamentaram a passagem do político. 

"Ante este momento de tristeza e luto, externo meus sentimentos ao ex-governador Marcelo Miranda, aos demais familiares e amigos, rogando para que o nosso amável e bondoso Deus conceda o consolo que somente Ele pode dar nesse momento de perda", afirmou o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

O deputado federal Tiago Dimas afirmou que Brito Miranda "tinha a política no sangue e desde o bipartidarismo esteve no MDB. Além dos seus mandatos, teve papel fundamental em diversas articulações políticas que resultaram em vitórias eleitorais. O seu legado na arte de sempre buscar o entendimento fica para a história do Tocantins. Neste momento de profunda dor de todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força a todos", Tiago Dimas.

O presidente do MDB de Palmas, deputado estadual Valdemar Júnior, afirmou que o Tocantins se despede de um dos "grandes ícones da política tocantinense e goiana, o baluarte do nosso glorioso MDB". Segundo Valdemar, Brito Miranda era um homem intelectual, dotado de grande capacidade de articulação e negociação política, que "teve uma participação significativa ainda quando deputado estadual, pelo então Norte Goiano, na luta pela criação do nosso Estado do Tocantins e pelo seu desenvolvimento. Uma irreparável perda. Meus sentimentos aos familiares, amigos e em especial, a sua esposa Dona Marly Miranda, e seu filho, o nosso amigo e companheiro de partido, Marcelo Miranda. Que Deus acolha a sua alma e conforte o coração de todos", lamentou.

A família Gomes também enviou nota lamentando a passagem do político. "Nós temos um sentimento de gratidão enorme pela ajuda que recebemos da família Miranda quando o poeta Zé Gomes esteve doente. A família Gomes presta solidariedade aos amigos e familiares do Dr. Brito Miranda por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé", afirma a nota assinada pelo vice-prefeito de Palmas, André Gomes, o senador Eduardo Gomes e os demais familiares.